Início Destaque SDU Leste apresenta balanço dos 100 dias de gestão

SDU Leste apresenta balanço dos 100 dias de gestão

0

SDU Leste apresenta balanço dos 100 dias de gestão (Foto: Ascom SDU Leste)

A Superintendência de Desenvolvimento Urbano da Zona Leste (SDU Leste), completa seus primeiros 100 dias de gestão com um balanço positivo e expressivo de entregas. Sob a liderança do superintendente, João Pádua, a Secretaria reafirma o compromisso com uma Teresina mais limpa, organizada e acessível, com ações que vão desde serviços como capina e varrição, até a regularização de ambulantes, bem como estabelecimentos comerciais.

“Os 100 primeiros dias de qualquer administração representam como pretendemos administrar a cidade no restante de todo o mandato. Nesse início, nós fizemos um diagnóstico, ainda na transição, e colocamos em prática o plano de metas que foi elaborado por mim e pelo superintendente executivo. Através do planejamento, constatamos principalmente a preocupação com a limpeza da cidade, as obras que estavam paralisadas e a reorganização da SDU Leste”, frisou o superintendente.

Entre os principais avanços durante os 100 dias destacam-se: mais de 18 toneladas de lixo recolhidas; 9 bairros atendidos com serviços de limpeza e varrição; limpeza de 47 praças públicas; poda completa das árvores da Avenida Presidente Kennedy; manutenção das bombas de drenagem da Vila Mandacaru, contribuindo para a prevenção de alagamentos; conclusão da nova rotatória de acesso à UFPI, otimizando o fluxo de veículos na área.

SDU Leste apresenta balanço dos 100 dias de gestão (Foto: Ascom SDU Leste)

Marcelo Mourão, coordenador de Limpeza Urbana, explicou como está organizada a atuação das equipes na cidade. Segundo ele, diariamente são mobilizadas 9 equipes de capina e outras 8 voltadas para a manutenção das praças, que se revezam em diferentes pontos da Zona Leste. A limpeza das galerias também é realizada todos os dias. Além disso, há equipes fixas nos cemitérios, compostas por coveiros e assistentes, que acompanham os sepultamentos. “Daqui pra frente, o objetivo é manter nosso percurso e a programação de limpeza em dia, atuando também nas praças e garantindo que os serviços continuem sendo prestados com regularidade”, disse.

A superintendência também iniciou um trabalho intenso no setor de fiscalização, em que emitiram 230 notificações, resultando em 24 autuações — com foco em terrenos baldios, estabelecimentos sem acessibilidade e comércio irregular. Além disso, promoveu a regularização de vendedores ambulantes que ocupam espaços públicos e estabelecimentos sem alvará ou com pendências relativas à acessibilidade, higiene e impacto urbano.

“Começamos este ciclo reorganizando nossa equipe interna, colocando a casa em ordem e indo às ruas com uma gestão ativa. Nosso foco é manter a cidade limpa, acessível e organizada. Continuaremos atuando em terrenos baldios que representam riscos à saúde, em comércios irregulares e no apoio à regularização dos ambulantes”, enfatizou o coordenador de Fiscalização, Pedro Formiga.

SDU Leste apresenta balanço dos 100 dias de gestão (Foto: Ascom SDU Leste)

A coordenadora de Habitação da SDU Leste, Rogéria Lúcia, também destaca avanços significativos. Ela relata que a equipe encontrou muitos processos paralisados, como solicitações de moradia, declarações de residência, pedidos de limpeza de fossa e, principalmente, demandas do programa Minha Casa, Minha Vida. “Iniciamos a retomada desses processos, atualizando informações, entrando em contato com os moradores e realizando visitas à áreas de risco”, explicou.

A Coordenação de Urbanismo iniciou os primeiros 100 dias de gestão com foco na reorganização interna e na melhoria do atendimento ao público. Entre as ações realizadas, estão o diagnóstico situacional e a reorganização do layout do setor, com ampliação dos postos de atendimento, a criação de duas linhas de atendimento, via WhatsApp, com servidores dedicados, além do início da elaboração de uma minuta normativa para o licenciamento de interdições de ruas, corridas e eventos. A equipe também contribuiu tecnicamente para o desenvolvimento do novo Sistema de Licenciamento Construtivo Rápido, voltado para edificações de até 750 m², e realizou reuniões com o Ministério Público com o objetivo de padronizar a análise de acessibilidade em edificações e eventos.

“Nos próximos meses, o foco será a implantação da normativa de eventos, a redução da fila de processos e a melhoria contínua no atendimento ao público, com mais agilidade e transparência”, destacou Igor Nunes, coordenador de Urbanismo da SDU Leste.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile