segunda-feira, abril 14, 2025
InícioDestaqueSDU Leste apresenta balanço dos 100 dias de gestão

SDU Leste apresenta balanço dos 100 dias de gestão

SDU Leste apresenta balanço dos 100 dias de gestão (Foto: Ascom SDU Leste)

A Superintendência de Desenvolvimento Urbano da Zona Leste (SDU Leste), completa seus primeiros 100 dias de gestão com um balanço positivo e expressivo de entregas. Sob a liderança do superintendente, João Pádua, a Secretaria reafirma o compromisso com uma Teresina mais limpa, organizada e acessível, com ações que vão desde serviços como capina e varrição, até a regularização de ambulantes, bem como estabelecimentos comerciais.

“Os 100 primeiros dias de qualquer administração representam como pretendemos administrar a cidade no restante de todo o mandato. Nesse início, nós fizemos um diagnóstico, ainda na transição, e colocamos em prática o plano de metas que foi elaborado por mim e pelo superintendente executivo. Através do planejamento, constatamos principalmente a preocupação com a limpeza da cidade, as obras que estavam paralisadas e a reorganização da SDU Leste”, frisou o superintendente.

Entre os principais avanços durante os 100 dias destacam-se: mais de 18 toneladas de lixo recolhidas; 9 bairros atendidos com serviços de limpeza e varrição; limpeza de 47 praças públicas; poda completa das árvores da Avenida Presidente Kennedy; manutenção das bombas de drenagem da Vila Mandacaru, contribuindo para a prevenção de alagamentos; conclusão da nova rotatória de acesso à UFPI, otimizando o fluxo de veículos na área.

SDU Leste apresenta balanço dos 100 dias de gestão (Foto: Ascom SDU Leste)

Marcelo Mourão, coordenador de Limpeza Urbana, explicou como está organizada a atuação das equipes na cidade. Segundo ele, diariamente são mobilizadas 9 equipes de capina e outras 8 voltadas para a manutenção das praças, que se revezam em diferentes pontos da Zona Leste. A limpeza das galerias também é realizada todos os dias. Além disso, há equipes fixas nos cemitérios, compostas por coveiros e assistentes, que acompanham os sepultamentos. “Daqui pra frente, o objetivo é manter nosso percurso e a programação de limpeza em dia, atuando também nas praças e garantindo que os serviços continuem sendo prestados com regularidade”, disse.

A superintendência também iniciou um trabalho intenso no setor de fiscalização, em que emitiram 230 notificações, resultando em 24 autuações — com foco em terrenos baldios, estabelecimentos sem acessibilidade e comércio irregular. Além disso, promoveu a regularização de vendedores ambulantes que ocupam espaços públicos e estabelecimentos sem alvará ou com pendências relativas à acessibilidade, higiene e impacto urbano.

“Começamos este ciclo reorganizando nossa equipe interna, colocando a casa em ordem e indo às ruas com uma gestão ativa. Nosso foco é manter a cidade limpa, acessível e organizada. Continuaremos atuando em terrenos baldios que representam riscos à saúde, em comércios irregulares e no apoio à regularização dos ambulantes”, enfatizou o coordenador de Fiscalização, Pedro Formiga.

SDU Leste apresenta balanço dos 100 dias de gestão (Foto: Ascom SDU Leste)

A coordenadora de Habitação da SDU Leste, Rogéria Lúcia, também destaca avanços significativos. Ela relata que a equipe encontrou muitos processos paralisados, como solicitações de moradia, declarações de residência, pedidos de limpeza de fossa e, principalmente, demandas do programa Minha Casa, Minha Vida. “Iniciamos a retomada desses processos, atualizando informações, entrando em contato com os moradores e realizando visitas à áreas de risco”, explicou.

A Coordenação de Urbanismo iniciou os primeiros 100 dias de gestão com foco na reorganização interna e na melhoria do atendimento ao público. Entre as ações realizadas, estão o diagnóstico situacional e a reorganização do layout do setor, com ampliação dos postos de atendimento, a criação de duas linhas de atendimento, via WhatsApp, com servidores dedicados, além do início da elaboração de uma minuta normativa para o licenciamento de interdições de ruas, corridas e eventos. A equipe também contribuiu tecnicamente para o desenvolvimento do novo Sistema de Licenciamento Construtivo Rápido, voltado para edificações de até 750 m², e realizou reuniões com o Ministério Público com o objetivo de padronizar a análise de acessibilidade em edificações e eventos.

“Nos próximos meses, o foco será a implantação da normativa de eventos, a redução da fila de processos e a melhoria contínua no atendimento ao público, com mais agilidade e transparência”, destacou Igor Nunes, coordenador de Urbanismo da SDU Leste.

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui