Início Destaque SAF forma comissões para definir beneficiados e acompanhar construção de 4,8 mil...

SAF forma comissões para definir beneficiados e acompanhar construção de 4,8 mil cisternas no semiárido piauiense

0

A Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) está realizando oficinas nos Territórios de Desenvolvimento do semiárido piauiense para a formação de comissões, que definirão as pessoas beneficiadas com o Programa Cisternas, que é realizado em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). 

Foto: Geirlys Silva / SAF

No encontro que ocorreu, nessa quarta-feira (22), em Simplício Mendes, a secretária da Agricultura Familiar, Rejane Tavares, explicou que a comissão é formada por entidades diversas, como representantes da sociedade civil organizada, gestão municipal, e outros entes.

“Essa comissão municipal que foi criada vai se reunir e se debruçar sobre a lista do MDS, das famílias que devem ser beneficiadas, bem como identificar novas famílias para começar o processo de construção dessas cisternas. Então, é um programa que leva água para o semiárido, cisternas de primeira água, cisternas de produção, e vai permitir que as famílias, principalmente mulheres, comunidades tradicionais, tenham sua cisterna garantida”, relatou.

As oficinas contam com apresentação do programa e qual o papel de cada envolvido, desde o MDS e a SAF, até o pedreiro e as famílias que serão beneficiadas com os equipamentos. As primeiras oficinas ocorreram nos municípios de Redenção do Gurgueia, Caracol, São João do Piauí e Simplício Mendes. As próximas serão realizadas, na primeira semana de fevereiro, nos municípios de Paulistana, Simões e Picos.

Serão investidos cerca de R$ 36,8 milhões pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), com contrapartida do Governo do Estado, para a construção de 4.769 cisternas em seis territórios do Piauí e 37 municípios.

Além desse programa, outras 7 mil cisternas deverão ser construídas por meio do programa Piauí Sustentável e Inclusivo (PSI). No total, aproximadamente 14 mil cisternas deverão ser construídas pela SAF em 2025.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile