Início Viagem & Gastronomia Roteiro 48 horas: o que fazer em Chicago, a cidade do Papa...

Roteiro 48 horas: o que fazer em Chicago, a cidade do Papa Leão XIV

0

Chicago ganhou destaque nos noticiários internacionais nesta quinta-feira (8) após o Cardeal americano Robert Prevost, natural da cidade, ser escolhido como sucessor do Papa Francisco. Com isso, a metrópole do estado de Illinois torna-se o berço do primeiro papa nascido nos Estados Unidos — um marco histórico para a Igreja Católica e para a cidade, que agora também pode ser chamada de “Cidade do Papa“.

Conhecida como a “Cidade dos Ventos“, Chicago impressiona por seu contraste harmonioso entre natureza e arquitetura urbana. Caminhar por suas ruas é uma experiência única: por um lado, os olhos se voltam para o alto, admirando arranha-céus icônicos; por outro, é impossível não parar para aproveitar os parques bem cuidados, áreas verdes e o famoso Millennium Park.

Moderna, arborizada, vibrante e multicultural, Chicago oferece uma cena gastronômica riquíssima e uma vida cultural pulsante. Se você estiver de passagem pela cidade — seja em uma conexão ou uma visita rápida — vale a pena seguir um roteiro prático para experimentar suas delícias típicas e sentir um pouco da sua atmosfera única.

Mas atenção: apesar de permitir bons momentos mesmo em um curto período, Chicago merece mais dias no seu roteiro. Com influências de diversas metrópoles e uma identidade própria marcante, a cidade convida o visitante a descobri-la com calma e profundidade.

Roteiro turístico em Chicago para quem só tem dois dias na cidade:  

Dia 1

  • Café da manhã: Lou Mitchell’s


Lou Mitchells - Reprodução Instagram
Lou Mitchell’s é um dos lugares mais disputados para café da manhã e brunch de Chicago; omeletes especiais; waffles e panquecas ganham destaque no menu • Reprodução Instagram

Começar o dia em Chicago ou em qualquer cidade dos Estados Unidos é ter de quase “obrigatoriamente” tomar um bom café da manhã, no famoso estilo americano. E na cidade não faltam tradicionais opções para isso – que fazem sucesso tanto entre turistas quanto entre os moradores.

A sugestão é iniciar o primeiro dia com uma parada no Lou Mitchell’s. Fundado em 1923, o restaurante centenário tem uma longa tradição de servir café da manhã e brunch, e é conhecido por suas porções generosas.

O seu extenso cardápio inclui uma variedade de pratos como panquecas, waffles, sanduíches de diversos sabores, ovos preparados de diferentes formas, além de seus famosos omeletes, com destaque para o “Greek Omelet”. Suas batatas fritas também são famosas por lá. O menu completo, incluindo sugestões para almoço, pode ser conferido neste link.

O lugar tem um charme vintage, com uma decoração que remete aos anos 1920. Dependendo do horário, você encontrará uma enorme fila, mas fique calmo: ela costuma andar rápido!

Lou Mitchell’s: 565 W Jackson Blvd, Chicago, IL 60661, EUA/Tel.: +1 312-939-3111/Horário de funcionamento: de quarta a sexta, das 6h às 14h; aos sábados e domingos, das 7h às 14h. Fechado às segundas e terças.


Skydeck de Chicago fica localizado no 103º andar da Willis Tower, o prédio mais alto da cidade • Tina Bini

Bem próximo ao Lou Mitchell’s está a Willis Tower, a construção mais alta da cidade com 110 andares e mais de 500 metros de altura (incluindo as antenas). A dica é sair do restaurante e caminhar até lá.

O prédio é um dos pontos turísticos mais conhecidos tanto por sua arquitetura, quanto por abrigar um observatório com terraços de vidro (incluindo o chão) em seu 103º andar: o SkyDeck Chicago. De lá, o visitante tem uma visão que pode abranger até quatro estados: Illinois, Indiana, Wisconsin e Michigan – um raio de 80km, dependendo das condições climáticas.

Se quiser garantir uma boa foto, o lugar é conhecido para bons cliques. As visitas são separadas por horários, e os ingressos podem ser comprados tanto online quanto no local, dependendo da disponibilidade. A dica é garantir antecipadamente para planejar seu dia melhor, uma vez que os horários são sempre disputados.

Ele funciona todos os dias e, caso queira ver a cidade iluminada à noite, também é possível. As entradas para adultos custam $ 44 mais taxas (cerca de R$ 250) e as visitas duram 30 minutos.

Além disso, antes de subir para a atração principal, um pequeno museu no térreo do prédio conta a história, os fatos e as curiosidades sobre o edifício, que já foi o mais alto dos EUA, e a cultura da cidade.

Skydeck (Willis Tower): 233 S. Wacker Drive, Chicago, IL 60606/Horário de funcionamento de março a setembro: de domingo a sexta, das 9h às 22h; aos sábados, das 8h30 às 22h/Horário de funcionamento de outubro a fevereiro: de domingo a sexta, das 9h às 20h; aos sábados, das 9h às 21h/Ingressos podem ser comprados neste link.


The Art Institute of Chicago é o mais famoso museu da cidade • Reprodução Facebook

Se você não dispensa conciliar programas culturais em sua viagem, uma parada no Art Institute of Chicago é obrigatória.

Localizado no coração de Chicago, a apenas um quarteirão do Lago Michigan e adjacente ao Millennium Park, o Art Institute é composto por oito edifícios e cobre quase um milhão de metros quadrados.

É claro que o ideal seria passar pelo menos boa parte do dia no espaço, que possui inúmeras obras de arte em sua coleção, desde ícones renomados até obras menos conhecidas de todos os cantos do mundo. Entretanto, se organizar um roteiro com os principais itens que deseja ver, ele pelo menos não passará em branco pelo seu roteiro.

O acervo compreende cerca de 300 mil obras de artes de até 5 mil anos de história. Seu portfólio inclui obras expressivas de Monet, Van Gogh, Renoir, Picasso, além de importantes coleções do período impressionista. Há exposições fixas e temporárias, que podem ser consultadas no site.

A entrada para a museu custa $ 32 para adultos (cerca de R$ 180). Crianças menores até 13 anos não pagam.

Art Institute of Chicago: 111 South Michigan Avenue/Horário de funcionamento: de segunda, das 8h às 17h; às quintas, das 8h às 20h; de sexta a domingo, das 11h às 17h. Fechados às terças e quartas/Ingressos podem ser comprados neste link.

  • Almoço: North Beer & Cider Garden 


O The Northman Riverwalk oferece mesas ao ar livre, uma seleção de cervejas e cidras, além de sanduíches clássicos de Chicago, como o Hot Dog • Reprodução Instagram

O Northman Beer & Cider Garden Riverwalk é um bar em Chicago localizado ao longo do famoso Riverwalk. É um espaço especializado em sidras artesanais e oferece grande variedade de cervejas, tanto locais quanto internacionais.

Com uma bela vista do Rio Chicago, o espaço oferece diversas mesas ao ar livre (ótimo para quem vai no verão), música ao vivo, além de um cardápio de petiscos para compartilhar, pratos e sanduíches diversos. Lá é uma opção para quem quiser experimentar o famoso Hot Dog de Chicago, que leva salsicha de carne bovina, picles, cebola picada, pepino, mostarda, tomate, e pimenta verde. O cardápio de comidas pode ser encontrado neste link e o de bebidas neste.

É um ponto popular para turistas e moradores que querem aproveitar o Riverwalk especialmente durante dias de temperaturas agradáveis.


Hot Dog de Chicago leva salsicha de carne bovina, picles, cebola picada, pepino, mostarda, tomate, e pimenta verde • Reprodução Instagram

Northman Beer & Cider Garden Riverwalk: 233 E. Riverwalk, Chicago, IL 60601/Tel.: +1 312-877-5212/Horário de funcionamento: todos os dias, das 11h às 23h30.

  • Caminhada pós-almoço até o Millenium Park


Um dos cartões postais mais conhecidos de Chicago, o The Bean, ou “o feijão”, em português é uma escultura metálica do artista plástico Anish Kapoor • Unsplash

Caminhar pelo Riverwalk por si só já é um agradável passeio. O calçadão te leva a diferentes bares, restaurantes e atividades. Após experimentar o famoso Hot Dog de Chicago por lá, a dica é estender a caminhada para a Magnificent Mile para admirar seus prédios icônicos, como o Wrigley Building e o Chicago Tribune, um dos jornais mais influentes da cidade.

Ainda a poucos minutos de caminhada dali está o Millenium Park, localizado dentro do Grant Park, parque público no bairro The Loop. É lá que fica o cartão-postal mais famoso de Chicago: o The Bean, ou “o feijão”, em português. O nome oficial da enorme escultura metálica do artista plástico Anish Kapoor é Cloud Gate e está sempre lotada de turistas e locais. Uma dica para evitar os horários de maior disputa pelas melhores fotos é retornar no dia seguinte bem cedo.

  • Um drinque no fim de tarde no Cindy’s Rooftop


O Cindy’s Rooftop é um dos mais concorridos espaços de Chicago e tem vista panorâmica para o Millennium Park e para o lago • Reprodução site

A cobertura do Chicago Athletic Association Hotel reserva uma vista panorâmica para o Millennium Park e do lago. É nela em que está localizado o bar e restaurante Cindy’s Rooftop.

A cozinha é comandada pela chef Kaleena Bliss, que oferece menus de brunch, almoço e jantar. Detalhe: só o cardápio de drinques soma mais de cinco páginas, além de vinhos e destilados à disposição.

O local está aberto todos os dias e também realiza eventos particulares – há ambiente interno e externo. As reservas são recomendadas, mas não obrigatórias.

Confira outras sugestões de rooftop da cidade.

Cindy’s no topo da Chicago Athletic Association: 12 S. Michigan Avenue Chicago, IL 60603/Horário de funcionamento: segunda a quinta, das 11h às 23h; sexta, das 11h às 00h; aos sábados, das 10h às 00h; aos domingos, das 10h às 23h/Mais informações podem ser encontradas no site.

  • Jantar: Giordano’s, Uno ou Lou (Comer a tradicional “Deep Dish Pizza”)


Deep Dish Pizza da Giordano’s é uma das mais conhecidas de Chicago: leva recheio generoso com muito queijo, molho de tomate e diferentes sabores à disposição • Reprodução Facebook

Uma vez na cidade, outro prato imperdível que você precisa experimentar é a famosa Pizza de Chicago. Chamada de “Deep Dish Pizza”, ela parece uma torta, com uma massa especial e muito recheio. Há diferentes lugares que são tradicionais para experimentá-la, e você a encontrará em diversos sabores e versões.

Como a massa é grossa e o recheio sempre bem generoso com muito molho de tomate e queijo, o preparo dela leva mais de 40 minutos – então, considere isso também na sua programação. Entre os restaurantes mais famosos que a servem estão: Giordano’s, Uno Pizzeria & Grill e Lou Malnati’s, que têm diferentes unidades espalhadas pela cidade.

  • Blues no Kingston Mines para finalizar a noite


Kingston Mines é um dos redutos do Blues em Chicago, com shows ao vivo de renomados e novos nomes do estilo musical, que domina a cidade junto com o jazz • Reprodução Facebook

O Kingston Mines é um dos mais icônicos clubes de blues de Chicago, localizado no bairro de Lincoln Park. Fundado em 1968, ele oferece uma autêntica experiência musical e é conhecido por manter viva a tradição do blues na cidade. O ambiente é descontraído, com decoração simples, e atrai tanto turistas quanto moradores da cidade.

Lá são encontradas duas salas, cada uma com palcos separados, o que permite a rotação constante de bandas e artistas de blues durante a noite. Você pode esperar apresentações de músicos locais e convidados especiais, incluindo nomes conhecidos e novos talentos do blues.

A entrada custa $ 20 (cerca de R$ 112) e no cardápio você encontra porções típicas americanas, diferentes rótulos de cerveja comerciais, artesanais, locais e importadas, drinques e destilados. Os ingressos podem ser comprados de forma antecipada ou na bilheteria – a dica é chegar cedo para conseguir sentar em alguma das mesas compartilhadas e curtir a noite com tranquilidade.

Kingston Mines: 2548 N Halsted St, Chicago, IL 60614, Estados Unidos/Tel.: +1 773-477-4646/Horário de funcionamento: quinta-feira, das 18h às 2h; sexta e sábado, das 19h às 4h; domingo, das 17h30 às 2h/Mais informações podem ser encontradas no site do local.

Dia 2

  • Café da manhã: WildBerry Pancakes & Café


WildBerry Pancakes oferece diferentes opções de café da manhã, bem no estilo americano. Suas panquecas são o grande destaque do menu • Reprodução Instagram

Conhecido por suas famosas panquecas e café da manhã clássico americano, o Wildberry Pancakes & Café tem duas unidades na cidade, incluindo uma bem próxima ao Millennium Park. Seja para começar o dia ou para um brunch, opções com porções bem generosas não faltam. Ovos preparados de diferentes maneiras, incluindo omeletes caprichados; waffles; sanduíches e toasts; além de uma gama de opções de bebidas quentes e frias não faltam. O menu completo pode ser encontrado neste link. 

Wildberry Pancakes & Café (Prudential Plaza): 130 E Randolph St Chicago,IL 60601/Tel.: (312) 938-9777/Horário de funcionamento: todos os dias, das 7h às 14h.

  • Passeio de barco pelo Rio Chicago (passeio arquitetônico)


“Chicago’s First Lady”, organizado em parceria com Chicago Architecture Foundation Center River Cruise, faz um tour arquitetônico de 90 minutos pelas construções e história da cidade • Reprodução Site

Não tem como falar de Chicago sem falar de sua arquitetura. Um trágico incêndio em 1871 assolou a cidade, que era repleta de construções de madeira. Essa data é lembrada diariamente por lá, uma vez que foi daí que Chicago se transformou em referência no assunto.

Após ver grande parte de suas construções destruídas, a cidade recebeu muito incentivo e investimento para se reerguer, e, tendo a oportunidade de começar do zero, arquitetos inovadores como Daniel Burnham e Louis Sullivan desenvolveram o que conhecemos hoje como os prédios arranha-céus, com estruturas metálicas e resistentes, que transformaram Chicago em uma das cidades com o mais lindo skyline do mundo.

E neste passeio de barco pelo Rio Chicago, você pode descobrir um pouco mais sobre a história de cada icônico prédio. O Architecture Tour conta com um guia especializado que explica cada ponto importante. A recomendação é fazer em dias de temperaturas mais amenas, uma vez que em dias frios o vento é tão gelado que torna quase impossível curtir a experiência.

Os passeios normalmente partem de docas ao longo do Rio Chicago e há mais de uma empresa que os oferecem. Um dos mais famosos e recomendados é o “Chicago’s First Lady”, organizado em parceria com Chicago Architecture Foundation Center River Cruise. O trajeto dura 90 minutos e há opção de fazê-lo também à noite. Todos os barcos têm um bar de serviço completo e pequenos lanches a bordo. Os ingressos custam a partir de $ 54 (cerca de R$ 302) e a recomendação é comprar antecipadamente, selecionando o horário desejado – são vários ao longo do dia.

  • Field Museum (História Natural)


O museu de história natural de Chicago abriga mais de 20 milhões de espécies em coleção, desde os primeiros fósseis até culturas passadas e atuais do mundo todo • Reprodução site

Localizado dentro do Grant Park, a instituição é dedicada a contar a história natural do mundo. O museu abriga mais de 20 milhões de espécies em coleção, desde os primeiros fósseis até culturas passadas e atuais do mundo todo. Aqui é o lar da famosa Sue, o esqueleto mais completo de um Tiranossauro Rex, medindo 13m de comprimento e 4m de largura.

Além disso, os visitantes têm a possibilidade de explorar tumbas do Egito de mais 5 mil anos de idade. Os ingressos podem ser comprados online ou na bilheteria – há diferentes opções de valores.

Field Museum: 1400 S. DuSable Lake Shore Drive, Chicago, IL 60605/Horário de funcionamento: todos os dias, das 9h às 17h, última entrada às 16h. Fechado no Dia de Ação de Graças e no Natal.


Au Cheval, restaurante localizado na região de West Loop, é dono de um dos hambúrgueres mais famosos de Chicago • Reprodução Facebook Au Cheval Chicago

Desde 2012 um endereço em Chicago se tornou parada obrigatória para quem gosta de um bom hambúrguer: 800 W Randolph St, na gastronômica região de West Loop. É lá que está o Au Cheval.

O restaurante comandado pelo restaurateur Brendan Sodikoff, dono de mais oito estabelecimentos de sucesso no país, inclusive a segunda unidade do Au Cheval, em Nova York, é relativamente pequeno, não aceita reserva e as filas são gigantescas. Então, já fica o aviso: chegue cedo, ou seja, a hora que abre, ou se prepare para esperar.

O motivo do sucesso: um dos mais famosos hambúrgueres do país. Inclusive, a publicação Bon Appétit já declarou ser o melhor hambúrguer dos Estados Unidos, além de ser figurinha constante em diversas outras listas e rankings. Conheça mais sobre o local. Os menus completos de comidas, bebidas e sobremesas podem ser encontrados neste link.

Au Cheval: 800 W Randolph St, Chicago, IL 60607 / Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 10h às 23h15, e domingo, das 10h às 22h15.


Famoso cais localizado às margens do Lago Michigan, Navy Pier tem cerca de 1km de extensão e reúne diferentes atividades. É lá a casa da roda gigante da cidade: a Centennial Wheel • Reprodução Facebook

Recomendar uma visita ao Navy Pier também é item obrigatório para quem vai a primeira vez à cidade. Além de ser um dos principais pontos turísticos de Chicago, oferece diferentes experiências para todas as idades – muitas delas gratuitas – mas, se estiver com criança, daí se torna parada indispensável. A lista de atividades podem ser encontradas no site oficial do espaço.

O famoso cais está localizado às margens do Lago Michigan e tem cerca de 1km de extensão. É lá que está localizada a roda gigante da cidade, a Centennial Wheel, que tem quase 60m de altura. Jardins, lojas, restaurantes, passeios de barco, instalações de exposições, teatro e shows também são encontrados por lá. Principalmente no verão e em dias ensolarados, suas dependências ficam lotadas de pessoas que admiram uma linda vista para Chicago.

  • Drinque de fim de tarde no Offshore Rooftop


Offshore Rooftop tem 4.859,78 m², com vistas para o Lago Michigan e também do famoso horizonte de Chicago • Divulgação

Localizado no extremo leste do Navy Pier está o Offshore Rooftop, uma das indicações para curtir o fim de tarde admirando a cidade – há um cardápio especial para happy hour, além de menus completos com opções de pratos, porções e diferentes drinques. Ele foi reconhecido pelo Guinness World Records (livro dos recordes) como o maior terraço destinado a bar/restaurante do mundo. São 4.859,78 m², com vistas para o Lago Michigan e também do famoso horizonte de Chicago.

Offshore Rooftop: 1000 East Grand, Chicago, IL 60611, Festival Hall, Entrada 2, Navy Pier/Horário de funcionamento no verão: domingo a quinta, das 11h às 22h; sextas e sábados, das 11h às 23h.


o Green Mill: um dos lugares mais icônicos para os amantes do jazz em Chicago • Divulgação

Um dos lugares mais famosos para a cena do jazz de Chicago – se não o mais – o Green Mill ganhou fama nos anos 1920 na cidade e está localizado no bairro Uptown. Dizem que um dos frequentadores mais notórios do lugar era o Al Capone, o famoso mafioso de Chicago. O local foi cenário do filme Alta Fidelidade – apenas um, de tantos títulos rodados na cidade.

Todo o ambiente remete aos anos de sua abertura e a atmosfera nostálgica é complementada pelos móveis antigos e a iluminação baixa, com apresentações ao vivo de jazz clássicos e modernos e também apresentações de Poetry Slam, uma competição de poesia falada.

Os custos de couvert artístico variam dependendo das atrações da noite. O local não aceita reservas e o pagamento é feito apenas em dinheiro físico – eles disponibilizam caixa eletrônico.

Outro ponto de atenção importante: não há comida no menu, apenas drinques.

Green Mill: 4802 N. Broadway, Chicago, IL 60640, EUA/Horário de funcionamento: domingo a quinta, das 16h a 1h11 (você não leu errado, eles fazem questão de enfatizar isso); sexta, das 16h às 2h; aos sábados, das 13h às 2h.

Viagem de trem mais longa dos Estados Unidos dura 65 horas

Via CNN

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile