Início Destaque Rosemary Noronha vai ter caso julgado após 10 anos

Rosemary Noronha vai ter caso julgado após 10 anos

0

Um caso que envolve Rosemary Noronha, ex-chefe do gabinete da Presidência da República em São Paulo, e outros três alvos de uma operação de 2012 da Polícia Federal (PF) entrou na pauta de julgamentos da Comissão de Ética Pública, ligada à Presidência da República. É o que informou o jornal Folha de S.Paulo, neste sábado, 23.

O processo é de 2013 e está entre os que passarão por análise na reunião desta segunda-feira, 25. Desse modo, o resultado pode levar à pena de censura ética.

Rosemary foi assessora especial de Lula

Além de Rosemary, que foi assessora especial do presidente Lula da Silva e trabalhou com ele durante décadas, o caso envolve o ex-advogado-geral adjunto da União José Weber Holanda Alves e os irmãos Paulo Vieira e Rubens Carlos Vieira, ex-diretores da Agência Nacional de Águas e da Agência Nacional de Aviação Civil.

A PF os investigou na Operação Porto Seguro, sobre esquema de venda de pareceres de órgãos públicos a empresas privadas. Em 2021, a Justiça Federal em São Paulo considerou nulas as provas e encerrou ações penais que tinham os quatro como réus.

O processo corre em segredo de Justiça e chegou a entrar na previsão da sessão de julgamentos do mês passado. Contudo, uma solicitação do relator, o advogado Manoel Caetano Ferreira Filho, que também é o presidente do órgão, reverteu o fluxo.

A pena máxima aplicada pelo colegiado é a chamada censura ética. Trata-se de uma advertência que fica disponível primeiramente nos registros oficiais e, assim, pode ter consequências na nomeação para cargos, por exemplo. Quando a apuração veio à tona, autoridades exoneraram ou afastaram suspeitos de seus postos.

Buscas da PF ocorreram no governo Dilma

A Operação Porto Seguro foi deflagrada em novembro de 2012 e incluiu principalmente buscas no escritório da Presidência da República em São Paulo. Na época, a presidente era Dilma Rousseff (PT). Nos mandatos anteriores de Lula (2003-2010), Rosemary foi também nomeada para cargos de assessoria.

Via Revista Oeste

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile