Início Destaque Roberto Campos Neto se despede do Banco Central

Roberto Campos Neto se despede do Banco Central

0

Ao encerrar quase seis anos à frente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto realizou uma transmissão ao vivo nesta sexta-feira, 20. No vídeo, ele fez um balanço de sua gestão e celebrou conquistas, como a implementação do Pix, a autonomia operacional da instituição e o desenvolvimento do Drex.

Um dos sinais do bom desempenho do BC é o reconhecimento dos brasileiros, segundo Campos Neto. “Hoje, as pessoas conhecem melhor o Banco Central porque muitos projetos impactaram diretamente suas vidas.”

Exemplo disso é o Pix, sistema de pagamentos instantâneos que já se tornou o meio de pagamento preferido dos brasileiros. Campos Neto também ressaltou a importância do Drex, planejado como uma moeda digital criada e gerenciada pelo BC.

Campos Neto celebra autonomia do Banco Central

Outro marco de sua gestão foi a conquista da autonomia operacional do BC, aprovada em 2021, descrita como uma mudança que “coloca a instituição à frente das pessoas, à frente da ideologia, à frente dos governos, à frente do tempo político”.

“Demonstramos isso mais recentemente, na transição que a gente está fazendo para o Gabriel [Galipolo, futuro presidente da autarquia] e os diretores novos também, que entram mostrando que a característica técnica do Banco Central permanece.”

Ele enfatiza que a “cultura de inovação” foi uma das maiores preocupações de sua gestão. “Não só no Brasil, mas em vários lugares do mundo, as pessoas reconhecem o o Banco Central do Brasil como um centro de inovação”, revela, especialmente em relação à intermediação financeira.

Campos Neto também destacou a construção de uma instituição que combina inovação e responsabilidade. Para ele, o BC opera “na fronteira do conhecimento em várias áreas”.

Via Revista Oeste

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile