quinta-feira, maio 8, 2025
InícioEconomiaRede de farmácias perde valor ao citar aumento da criminalidade

Rede de farmácias perde valor ao citar aumento da criminalidade

As ações negociadas em Bolsa da RD Saúde, antiga Raia Drogasil, encerraram o pregão desta quarta-feira, 7, com uma queda de 14,75%. O tombo ocorreu principalmente depois da divulgação dos resultados do primeiro trimestre de 2025 e da teleconferência com investidores. Na ocasião, a companhia detalhou o desempenho nos últimos meses.

Um dos principais pontos de atenção foi a admissão, pela administração da rede, do aumento expressivo de furtos em suas unidades, especialmente de produtos de alto valor agregado como medicamentos emagrecedores. A elevação da criminalidade impactou diretamente a margem bruta da empresa, que ficou pressionada no trimestre, conforme resumo do site InfoMoney.

Rede sofre com queda na rentabilidade

Durante a apresentação ao mercado, a RD Saúde revelou que a perda de estoque, provocada por furtos e roubos, tem sido superior ao normal. A situação atípica afetou de forma relevante a rentabilidade das lojas. A empresa informou que está adotando medidas para atenuar o problema, como a redução de estoques no varejo. Além disso, a rede prometeu proteção extra nas prateleiras e exibição limitada de produtos em mostruários.

Conforme o presidente da companhia, Renato Raduan, os furtos se concentram em medicamentos como Ozempic e similares, com destaque para as unidades no Sudeste. “Tivemos problemas de perdas como fruto de aumento de roubos, especialmente de Ozempic e outros. Sabemos onde está essa perda exatamente. No Nordeste e Sul, isso é marginal. O Sudeste é de fato uma questão”.

O lucro líquido ajustado da RD Saúde no primeiro trimestre de 2025 foi de R$ 177,1 milhões, queda de 17% em relação ao mesmo período do ano passado. A margem bruta da empresa recuou 0,6 ponto percentual, para 26,6%, com lucro bruto consolidado de R$ 2,88 bilhões. O impacto das perdas com furtos foi apontado como um dos principais fatores negativos no desempenho.

Apesar do cenário desafiador, a direção da empresa indicou que o trimestre marca um possível “fundo do poço” para a margem bruta e reafirmou o compromisso com um crescimento sustentável.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui