O mais recente ranking da revista britânica Times Higher Education (THE), divulgado nesta terça-feira (18), revela as universidades com a melhor reputação no mundo. Harvard, Oxford e MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts, em português) estão no topo.
O World Reputation Rankings 2025 classificou 300 instituições de 38 países e territórios.
Harvard permanece em primeiro lugar pelo 14º ano consecutivo, cravando o status de instituição com maior prestígio nos Estados Unidos. Em seguida vem Oxford, com a a posição mais alta para uma instituição do Reino Unido desde 2015.
- Universidade de Harvard – Estados Unidos
- Instituto de Tecnologia de Massachusetts – Estados Unidos
- Universidade de Oxford – Reino Unido
- Universidade de Stanford – Estados Unidos
- Universidade de Cambridge – Reino Unido
- Universidade da Califórnia, Berkeley – Estados Unidos
- Universidade de Princeton – Estados Unidos
- Universidade de Tsinghua – China
- Universidade de Yale – Estados Unidos
- Universidade de Tóquio – Japão
Segundo a revista, foi utilizada uma metodologia que contou com a opinião acadêmica de mais de 55 mil profissionais. Os entrevistados tiveram de nomear até 15 instituições que consideravam excelentes em ensino e pesquisa — essas nomeações correspondem a 60% das pontuações institucionais.
Os acadêmicos também receberam uma lista com cinco instituições e seus históricos de publicação. A partir disso, eles classificaram as universidades em ordem numérica, o que representou 20% da pontuação no ranking.
Duas instituições brasileiras aparecem entre as 300 avaliadas: a USP (Universidade de São Paulo), na posição 101-150; e Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), no patamar 151-200.
No World University Rankings by Subject 2025, divulgado em janeiro pela mesma revista, a USP está entre as 100 melhores universidades do mundo em cinco áreas.