quinta-feira, maio 1, 2025
InícioDestaqueRafael Fonteles lança conferência sobre energias renováveis no Piauí que reunirá mais de...

Rafael Fonteles lança conferência sobre energias renováveis no Piauí que reunirá mais de 100 palestrantes

O governador Rafael Fonteles lançou, nesta quarta-feira (30), no Palácio do Karnak, a Brazil Energy Conference 2025, evento gratuito que trará ao Piauí mais de 100 palestrantes para discutir temas relacionados a energias renováveis e transição energéticas, áreas em que o Piauí é referência. A conferência acontecerá de 04 e 07 de junho, no Centro de Convenções de Teresina, e é correalizada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), da ONU.

Rafael destacou que o evento ajudará a fomentar o setor de transição energética local, com benefícios para a população. “Trazer uma conferência dessa magnitude, com 100 palestrantes, perspectiva de mais de 5 mil participantes, é uma oportunidade muito significativa para que as nossas empresas, acadêmicos e jovens entendam melhor tudo que está envolvido, para que essas oportunidades cheguem a todo o povo do Piauí”, afirmou o governador.

FOTO: Gabriel Paulino

O chefe do Executivo frisou que o Piauí é protagonista do setor de energias limpas. “O Piauí produz sete vezes a energia que consome. Além disso, é uma energia 99,75% verde, limpa. Essa abundância de sol, de vento, de água que o Piauí tem é um instrumento de industrialização e de geração de trabalho, emprego e renda para o nosso povo”, comentou.

Entre as presenças confirmadas para a conferência, estão: Cláudio Providas, representante residente do PNUD no Brasil; Paulo Seifer, sócio proprietário da Anattá Pesquisa e Desenvolvimento Ltda.; Riad Meddeb, diretor do Hub de Energia Sustentável no PNUD; e Carlos Salgado, especialista regional de energia do PNUD para América Latina e o Caribe, além de diversas outras autoridades e especialistas do Brasil e do exterior.

O vice-presidente de Energias Renováveis da Investe Piauí, Ricardo Castelo, destacou que o evento reforça a importância do estado como protagonista da discussão sobre energias renováveis. “Entendemos que é uma forma de que o Brasil e o mundo entendam os diferenciais competitivos e comparativos do estado do Piauí em relação às energias renováveis”, disse.

A ideia é que a conferência aconteça anualmente. O evento deste ano é a continuação da Conferência Internacional de Tecnologias das Energias Renováveis – CITER, realizada em Teresina em junho de 2024.

FOTO: Gabriel Paulino

André Macedo, da Secretaria de Inteligência Artificial, afirmou que a conferência deste ano terá mais participação da população. “O evento terá rodadas de negócios, pitchs das nossas startups discutindo esse tema, mas sempre pautado na importância do debate junto com a sociedade civil”, comentou.

Aline Soares Bacelar, coordenadora do Escritório de Projetos do PNUD, explicou sobre a parceria com o Governo do Estado. “O PNUD já possui uma parceria consolidada com o Estado, apoiando o desenvolvimento territorial, e esse ano vamos apoiar na organização da conferência. Essa conferência aqui é vista como um momento de diálogo, de inovação, de troca de experiência entre setor público, privado, a sociedade civil e a academia”, comentou.

A programação completa do evento ainda será divulgada.

Álbum de fotos relacionado

Reunião com representantes do PNUD

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui