O governador Rafael Fonteles inaugurou, neste sábado(12), o cineteatro Sávio Barão, em Picos. A Orquestra Sanfônica foi a atração de estreia da nova casa. Com investimento de R$ 5 milhões do Governo do Estado, o equipamento representa um grande avanço para o segmento artístico do território Vale do Rio Guaribas.
Rafael classificou o teatro como um presente para Picos. “Este aqui é o maior, o mais moderno do interior do estado e não tenho dúvida de que vai ser uma casa de muita cultura, arte, música, dança e muito teatro para, exatamente, possibilitar a evolução cultural de toda essa comunidade, descobrir talentos e gerar muito emprego e renda”, pontuou.
O centro cultural tem 840m² de área construída, sendo 130m² de palco e 480 m² de auditório, com capacidade para 322 pessoas sentadas. Além de peças, shows e espetáculos, o cineteatro também possui uma tela de cinema.
Com a entrega, as cinco maiores cidades do Piauí passam a contar com teatros bem estruturados. O Sávio Barão, em Picos, é o maior teatro do interior do estado, dentro da rede de teatros sob gestão da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
“Temos aqui mais de quatro grupos de teatro, festa junina, temos muita coisa legal aqui em Picos. Com esta obra, o governador Rafael mostra que valoriza a cultura”, declarou o secretário da Cultura, Rodrigo Amorim.
O prefeito de Picos, Pablo Santos, destacou que o equipamento vai alavancar a produção cultural em Picos e região. A obra foi realizada por meio do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (SIEC).
Ruth Barão, artista e filha do homenageado que dá nome ao teatro, falou em nome da família. “Estamos extasiados, felizes por essa obra. Picos é um celeiro de artistas e precisava de um teatro como esse. Essa construção vai trazer muitos frutos. É a realização de um sonho da família”, disse.