O governador Rafael Fonteles participou, na noite desta quarta-feira (2), da inauguração do escritório do Grupo de Líderes Empresariais (LIDE), em Teresina. Considerada a maior e mais influente organização de líderes empresariais da América Latina, o LIDE Piauí pretende dar visibilidade às potencialidades do estado para atrair novos investimentos.
O governador Rafael Fonteles ministrou uma palestra com o tema “Cenário atual do Piauí e suas potencialidades”. Em entrevista aos jornalistas, falou do que espera da instituição.
“A grande proposta do LIDE é promover este intercâmbio dos empresários do Piauí com a rede de empresários do Brasil e do mundo. Diminuir a distância entre as oportunidades possíveis e aquelas aproveitadas de fato. Nosso estado tem inúmeras oportunidades que não foram aproveitadas ainda” declarou Fonteles.
Fundador do LIDE, o empresário e ex-governador de São Paulo, João Dória, destacou o protagonismo do Piauí, para o Brasil e o mundo, no cenário da transição energética.

“Em transição energética é indiscutível o papel e a relevância que o Piauí já tem e principalmente o que ele pode ter. Fora as outras inúmeras oportunidades, entre outras o Estado também, ciência, tecnologia, inovação, inteligência artificial” frisou.
Dória elogiou também as iniciativas do Governo do Piauí, em abrir relações comerciais com países da Europa e Ásia, inclusive instalando escritórios no exterior, como estratégia de desenvolvimento econômico. “Acertadamente, o governador do estado de Piauí, lançou as suas bases exatamente com esse objetivo, promover o estado, gerar oportunidades e atrair investimentos” citou.
O LIDE tem atuação é multilateral e abrange 34 setores econômicos, cada área liderada por representantes com atuação destacada. No Piauí, o escritório funcionará em Teresina e terá, inicialmente, o Lide Agro, o Lide Indústria, o Lide Saúde e o Lide Tecnologia e Inovação.
O presidente do Lide Piauí, Felipe Arraes, falou da intenção de expansão para outras áreas. “Nos próximos dois meses teremos o LIDE Energias Renováveis, com essa nova energias renováveis no Piauí, com hidrogênio verde crescendo muito, será muito importante também atuarmos neste setor”.