quinta-feira, maio 1, 2025
InícioDestaqueRafael Fonteles concede autorização para empresa Solatio construir indústria de produção de...

Rafael Fonteles concede autorização para empresa Solatio construir indústria de produção de hidrogênio verde no Piauí

O governo do Estado concedeu autorização para que a Solatio inicie a construção da indústria que produzirá hidrogênio verde e amônia no Piauí. O empreendimento representa um investimento de R$ 27 bilhões e deve gerar cerca de 3 mil empregos diretos e indiretos. A unidade será instalada na ZPE de Parnaíba, consolidando o estado como referência em energia renovável.

“Hoje (30) saiu a licença de instalação da empresa Solatio, que será construída na ZPE de Parnaíba. Então, muito em breve irão iniciar as obras já de construção dessa indústria, que é uma construção longa, mas que vai acontecer e já vai gerar benefícios concretos, gerando emprego, gerando renda, gerando oportunidades”, disse o governador Rafael Fonteles.

A unidade terá capacidade de geração de 3 GW por ano, alinhando-se à Missão 5 do programa Nova Indústria Brasil (NIB), que incentiva a bioeconomia, a descarbonização e a segurança energética. A produção será destinada principalmente para Europa e Ásia, mercados que registram crescente demanda por combustíveis sustentáveis.

“Esse projeto, um dos maiores do Brasil, será instalado na ZPE de Parnaíba e gerará emprego e renda para a região. Esse é mais um importante marco e diferencial competitivo e comparativo do Piauí. É grande a importância da obtenção da licença, que marca o início das instalações desse projeto, coroando os esforços realizados pelo governo do Piauí, suas diversas secretarias e órgãos e, principalmente, pela Investe Piauí”, afirmou Ricardo Castelo, vice-presidente de Energias Renováveis da Investe Piauí.

Em março deste ano, o vice-presidente Geraldo Alckmin, ministro da Indústria, Comércio e Serviços, assinou a resolução que autoriza a instalação do empreendimento na ZPE (Zona de Processamento de Exportação) em Parnaíba. A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) também já concedeu a licença prévia de instalação da empresa no litoral piauiense.

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui