O governador Rafael Fonteles mostrou para todo o Brasil, durante a entrevista ao tradicional programa de entrevistas Roda Viva, da TV Cultura, nessa segunda-feira (28), o potencial do Piauí na área de transição energética, especialmente o hidrogênio verde (H2V).
O gestor explicou que o Piauí hoje é o estado com a matriz energética mais limpa do Brasil e isso é um grande atrativo para a produção de H2V. “O Piauí tem a matriz elétrica mais limpa do Brasil, 99,75%, e produzimos sete vezes a energia que consumimos, sendo toda ela renovável, então há um potencial para essa indústria verde se instalar no Piauí”, comentou Rafael.
Foi no Piauí, inclusive, onde foi lançado o maior projeto de H2V do mundo. Em dezembro de 2023, com a presença do governador Rafael Fonteles e do vice-presidente Geraldo Alckmin, as empresas europeias Green Energy Park e Solatio anunciaram investimentos de R$ 200 bilhões para a construção de usinas para a produção do combustível.
Os empreendimentos serão construídos na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) Piauí, localizada em Parnaíba. A ideia é exportar o combustível pelo Porto Piauí, em Luís Correia, para abastecer a União Europeia.
As empresas responsáveis pelos dois empreendimentos que serão lançados, vão gerar, juntas, 20 mil empregos na região. Além disso, serão mais de 20 GW de potência produzidos sem a emissão significativa de gás carbônico na atmosfera.
Em março deste ano, em Brasília, o Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE) autorizou a produção do H2V pela usina Solatio, no litoral do Piauí.
Governador destaca sucesso do Saúde Digital com mais de 370 mil atendimentos no Piauí
Rafael Fonteles defende o incentivo ao empreendedorismo para o crescimento da economia
Rafael aponta educação integral e ensino técnico como caminhos para reduzir a pobreza e melhorar empregabilidade