Início Destaque PT se reúne e reafirma preocupação com o crescimento da direita

PT se reúne e reafirma preocupação com o crescimento da direita

0

O fracasso nas urnas em 2024 e o grande avanço da direita principalmente entre as classes mais jovens da sociedade. Esses foram os assuntos dominantes em um evento do Partido dos Trabalhadores (PT) nesta quinta e sexta-feira, 5 e 6, em Brasília.

Sob os olhares atentos de líderes como José Dirceu, a sigla debateu o tema “A Realidade Brasileira e os desafios do PT”. Pelo teor dos discursos, ficou clara a preocupação, sobretudo, com o fortalecimento das alas conservadoras no país.

PT reconhece “deslocamento da juventude”

Porta-voz de Lula no primeiro mandato do petista como presidente da República, o cientista político André Singer tentou minimizar a derrota do PT nas eleições deste ano. Ele reconheceu, no entanto, a necessidade de se observar com mais cuidado alguns movimentos.

“Houve um deslocamento de setores da juventude – não de toda a juventude – para a direita. Outro dia, em um debate, me chamou a atenção a quantidade de vereadores mais votados em várias cidades que são jovens. Muitos, jovens de extrema direita”, comentou.

A exemplo da militância petista, Singer refere-se ao termo ‘extrema-direita’ como forma de tentar desqualificar posicionamentos. Do mesmo modo, é uma estratégia de atingir pessoas que se identificam com valores e princípios mais conservadores.

Para o petista, as pesquisas mostram uma “associação entre jovens e a extrema direita”. “Mas atenção, isso não quer dizer que são todos. Há uma juventude de esquerda. Há lideranças de esquerda, jovens no PT e outros partidos também. Mas é um sinal de que alguma coisa está acontecendo que só ficou claro nesta eleição”.

Dos 432.002 vereadores eleitos neste ano em todo o Brasil, o PT aparece na sétima colocação. Tem 27.385 cadeiras nos legislativos municipais, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Siglas como MDB (40,828 eleitos), PP (36.952) e PSD (35.876) foram os que mais elegeram vereadores pelo Brasil.

Via Revista Oeste

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile