Início Destaque Programas Made in Piauí e Piauí Saúde Digital são destaques em jornal...

Programas Made in Piauí e Piauí Saúde Digital são destaques em jornal internacional – pi.gov

0

A Missão Lisboa 2025, da Investe Piauí, foi destaque no Jornal Público, uma das maiores e mais lidas publicações de Portugal. O reconhecimento vem pelas diversas iniciativas estratégicas promovidas pelo governo estadual para conectar o Piauí ao cenário global. Duas reportagens sobre ações da gestão foram publicadas, nessa quarta-feira (12), na versão digital do noticiário português.

O destaque em uma delas foi o evento Matchmaking Made in Piauí, realizada na missão internacional na capital portuguesa, Lisboa. A oportunidade serviu para aproximar os produtores piauienses de empresas portuguesas especializadas em importações e exportações, fortalecendo a entrada de produtos piauienses no mercado europeu.

A matéria mostra que o Piauí busca, em Portugal, uma porta de entrada para o aumento das exportações por meio do mercado europeu. Destaca também a plataforma de compras de produtos do Estado, que já funciona de forma experimental apresentando cerca de 30 produtos, assim como a certificação de origem criado por meio do programa com o selo Made in Piauí.

Em relação ao evento de Matchmaking Made in Piauí, durante a Missão, a notícia destacou as quatro empresas que apresentaram seus produtos no evento; a Cachaça Lira, os cosméticos da Ornat, os brinquedos criativos da Begum Criações e as cajuínas Brasucos.

Na outra publicação, o jornal ressaltou a inclusão do programa Piauí Saúde Digital na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). A reportagem diz que o Piauí quer partilhar o programa digital de saúde com países de língua portuguesa. De acordo com o Jornal, São Tomé e Príncipe, Angola, Timor-Leste e Guiné-Bissau conhecerão o funcionamento do programa que integra teleconsultas e análises de exames.

A matéria diz também que o programa “inclui teleconsultas, análises de laudos médicos feitos em menos de duas horas por médicos especialistas apoiados por inteligência artificial, priorizando o atendimento de emergências, e uma base de dados que permite identificar tendências, epidemias e até anomalias entre a população”.

O presidente da Investe Piauí, Victor Hugo Almeida, foi um dos entrevistado pelo veículo de comunicação. Em uma de suas falas sobre a implantação do Piauí Saúde Digital em outros países de língua portuguesa, o presidente diz que para levar o projeto adiante, o Governo do Piauí montará um workshop envolvendo representantes dos ministérios da Saúde dos quatro países. “Será um mergulho na política de saúde do Piauí. Vamos apresentar a um programa digital de saúde bastante impactante”, afirmou.

Confira as matérias:

Piauí busca em Portugal a porta de entrada para o mercado europeu

Piauí quer partilhar programa digital de saúde com países da CPLP

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile