Quatro professores de universidades públicas foram eleitos para a Academia Brasileira de Ciências (ABC) neste ano. Dois são membros titulares e dois são membros afiliados.
O resultado foi divulgado pela Assembleia Geral Ordinária no fim do ano passado.
Os novos membros titulares são:
Os dois receberão os diplomas durante a Reunião Magna da ABC, que será no Rio de Janeiro entre 6 e 8 de maio.
Cordeiro foi eleito em 2022 e em 2023 como melhor matemático do Brasil no ranking internacional do portal Research.com. Ele concentra seus estudos na área de estatística, se dedicando a modelos para estimar as probabilidades de cura e o tempo de sobrevivência de várias patologias graves, principalmente o câncer.
Já Vares é especialista em Teoria da Probabilidade e Processos Estocásticos. No ano passado, a professora foi eleita para o cargo de President-Elect da associação internacional Bernoulli Society.
Ela também foi membra associada da ABC na década de 1990. Agora, a professora quer contribuir mais para o fomento da área científica no país.
A categoria de membros afiliados tem o objetivo de identificar e estimular jovens na área da ciência. Atualmente, são eleitos cinco jovens cientistas por região para mandatos de cinco anos.
Os novos membros afiliados, que já tomaram posse da ABC em janeiro, são:
- Lucas da Silva Reis, da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).