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Prefeitura de Teresina lança programa de capacitação de trabalhadores e estímulo ao empreendedorismo

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A prefeitura de Teresina, em parceria com Banco do Nordeste, Sebrae e Embrapa, apresentou nesta segunda-feira (02) um programa para capacitar os trabalhadores da cidade e estimular o empreendedorismo – tanto na zona urbana quanto rural. O evento aconteceu no Salão Nobre do Palácio da Cidade.

O prefeito de Teresina, Silvio Mendes, detalhou uma pesquisa de mercado realizada pelo Instituto Amostragem para uma maior assertividade na execução do programa. ‘’Essa pesquisa é fruto de uma discussão que viemos fazendo desde janeiro com o Banco do Nordeste, Sebrae e a Prefeitura. Todos nós sabemos que Teresina é uma cidade com uma população que busca oportunidades de emprego, de renda e se Teresina é a 2ª capital do Nordeste melhor de se viver, é preciso que ela evolua. Então, essa pesquisa feita pelo Batista Teles, identificando quais são as oportunidades, pela lei de mercado, que a cidade oferece a quem não tem. E nós temos os instrumentos mais importantes para que isso mude o perfil socioeconômico de Teresina’’, disse o gestor.

O chefe do executivo municipal destacou qual será o foco da atuação. ‘’Nós vamos jogar todas as nossas fichas no sentido de permitir, dar oportunidade para as pessoas, jovens e mulheres que não tem um contrato, as portas são fechadas e é preciso que a gente mude isso. Que tenham um futuro melhor e vivam com mais conforto, como elas merecem’’, finalizou o prefeito.

O superintendente do Banco do Nordeste no Piauí, Francisco Lopes, pontuou a parceria com a prefeitura para o alcance dos objetivos. ‘’A parceria com a Prefeitura de Teresina, Sebrae e Embrapa, em vista de realizar e atender os clientes, através, das duas microfinanças urbana e rurais, os produtores e comerciantes informais. A gente espera que seja uma parceria de sucesso e atenda o maior volume de pessoas gerando emprego, renda e oportunidades’’, afirmou.


Dados da pesquisa

A pesquisa realizada pelo Instituto Amostragem mostrou que a avaliação geral do microcrédito por parte daqueles que o acessaram é positiva: 87,18% consideram que ele foi bom para seus negócios, especialmente em áreas urbanas, refletindo as melhores condições de infraestrutura e mercado dessas regiões. Porém, enquanto 38,9% já buscaram microcrédito, 61,1% ainda não acessaram essa ferramenta essencial, evidenciando uma grande lacuna de inclusão financeira.

As principais finalidades do crédito são a compra de insumos (32%), expansão do negócio (23,33%) e capital de giro (22%), demonstrando que o recurso é utilizado de maneira produtiva e diretamente voltada ao fortalecimento das atividades econômicas.

Apesar do interesse declarado em capacitação em áreas como gestão e empreendedorismo (37,41%), apenas 42,89% participaram de cursos de capacitação, refletindo um descompasso entre a necessidade e o acesso à formação. A forte dependência de fornecedores externos (São Paulo, Fortaleza e Pernambuco) e a carência de fornecedores locais (apenas 11,11% no Piauí) reforçam a vulnerabilidade dos pequenos negócios à dinâmica de mercados distantes.


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