Início Ciência e tecnologia Praia de areia preta na Islândia é coberta de “diamantes de gelo”

Praia de areia preta na Islândia é coberta de “diamantes de gelo”

0

Uma praia localizada na lagoa glaciar Jökulsárlón, na Islândia, é diferente de todas as outras. Chamada de Diamond Beach, ela é formada por uma faixa de areia preta coberta por pedaços cintilantes de gelo que parecem diamantes.

A praia fica a poucos passos da um lago límpido que transporta icebergs gigantes para o Oceano Atlântico. Estes colossais pedaços de gelo são originários da geleira Breiðamerkurjökull, que descarrega água derretida e gelo na lagoa da geleira Jökulsárlón.

Formação dos “diamantes de gelo”

  • Cientistas explicam que os icebergs e outros detritos glaciais flutuam ao redor da lagoa e, eventualmente, encontram o caminho para o oceano por meio de um pequeno curso d’água que corre perpendicularmente ao litoral.
  • Mas nem todo o gelo fraturado chega ao mar.
  • É comum que blocos apareçam em Diamond Beach, onde brilham como pedras preciosas espalhadas pela areia preta.
  • Esse efeito é reforçado com o tempo, à medida que as ondas e o vento atuam no polimento destes pedaços de gelo encalhados.
Cristal de gelo na areia preta de praia na Islândia (Imagem: WildSnap/Shutterstock)

Leia mais

Praia também conta com outros atrativos

Diamond Beach é uma das várias praias de areia preta da Islândia. Essa cor diferenciada é resultado da atividade vulcânica que formou aquela paisagem com um tipo de lava escura e líquida chamada lava basáltica. Essa lava endureceu em rochas basálticas, e estas foram então transformadas em areia preta pelo movimento das geleiras.

Diamond Beach, na Islândia, atrai centenas de turistas (Imagem: Richard Whitcombe/Shutterstock)

Outra característica marcante da praia é que Diamond Beach fica próxima da maior calota de gelo da Europa, Vatnajökull, que é cercada por geleiras por todos os lados, incluindo as geleiras Breiðamerkurjökull e Fjallsjökull.

E além das “joias”, o trecho de areia é o lar de focas e um dos melhores locais da Islândia para observar orcas da costa. É também um excelente local para ver auroras boreais no inverno. As informações são do Live Science.

Via Olhar Digital

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile