Início Destaque Por denúncias, Editora Record rompe contratos com ex-ministro

Por denúncias, Editora Record rompe contratos com ex-ministro

0

O Grupo Editorial Record, com sede na cidade do Rio de Janeiro, suspendeu a publicação de dois livros do ex-ministro dos Direitos Humanos Silvio Almeida. A decisão ocorre depois que denúncias de assédio sexual contra ele tornaram-se públicas.

No início deste ano, a empresa contratou Almeida para a produção de uma obra inédita. Além disso, previa o lançamento, para 2025, de uma nova edição do livro Racismo Estrutural. A editora publicou primeiramente uma versão inaugural como parte da coleção “Feminismos Plurais”, de Djamila Ribeiro.

Record vai aguardar decisão da Justiça

Para o jornal O Globo, a editora informou que, diante das “graves acusações contra o autor”, a empresa decidiu “aguardar o processo e a defesa de Almeida para tomar uma decisão definitiva quanto aos livros”. 

Além do governo Lula da Silva demiti-lo do comando do Ministério dos Direitos Humanos, a Polícia Federal (PF) investiga o advogado principalmente por denúncias de assédio sexual, segundo denúncias da ONG Me Too e reveladas pelo site Metrópoles em setembro deste ano.

Conforme as informações, Silvio Almeida teria importunado, entre outras vítimas, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco. Em depoimento à PF em outubro, ela confirmou que Almeida a incomodou. 

Na época, Anielle relatou que os episódios começaram ainda durante a transição para o governo Lula e consistiam em atitudes e falas que ela diz repudiar. “Demorei para acreditar, porque era uma decepção”.

Desde a revelação do caso, Almeida nega as acusações e destaca que a investigação seria uma oportunidade para “provar sua inocência e se reconstruir”. 

A PF informou que pretende adotar um novo protocolo na investigação. O objetivo é preservar as denunciantes, garantindo que elas não tenham de relatar o que viveram diversas vezes ao longo do processo.

Via Revista Oeste

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile