As oficinas de planejamento participativo são uma parte importante do Diálogos pelo Piauí, dentro do objetivo de alinhar as ações governamentais aos anseios da população. As reuniões ocorreram na manhã deste sábado (17), no Patronato Nossa Senhora de Lourdes, em Campo Maior, onde quase 250 pessoas, representantes de diversos segmentos da sociedade, discutiram e tiraram propostas a serem incluídas no Plano Plurianual (PPA 2025-2027).
“Essas pessoas discutiram e vão apresentar ao governador Rafael Fonteles as prioridades do território, que envolvem as políticas de educação, segurança, infraestrutura, desenvolvimento econômico, meio ambiente e redução de desigualdades”, pontuou o secretário do Planejamento, Washington Bonfim.
As oficinas abrem oportunidade de construção de políticas públicas de forma participativa para o Território dos Carnaubais. “Debatemos situações que acontecem em todos os municípios. É intenção de todos nós chegar a um denominador comum sobre as questões relacionadas ao Meio Ambiente. O governo demonstra interesse em nos ajudar a resolver e cabe a nós definir o que estamos precisando”, avaliou Argeu Rangel, secretário do Meio Ambiente de Cocal de Telha, que atuou no Eixo Meio Ambiente.

Foram trabalhados sete eixos temáticos nas oficinas: Saúde e Bem-Estar; Educação Inclusiva e de Qualidade; Justiça e Segurança; Redução das Desigualdades; Infraestrutura, Inclusão Produtiva e Transição Energética; Desenvolvimento Socioeconômico; e Mudanças Climáticas, Meio Ambiente e Recursos Hídricos.
“Fazemos a escuta ativa e escolheremos um representante de cada eixo para participar da plenária final, onde vão poder falar as prioridades que foram definidas diretamente para o governador Rafael”, explicou Kerle Dantas, diretor de Planejamento da Seplan.
O Diálogos pelo Piauí, coordenado pelas Secretarias do Planejamento (Seplan) e de Governo (Segov), iniciou ontem e segue com ampla programação. O evento oferece diversos serviços do governo, além de capacitações. A plenária com o governador acontece na tarde deste sábado e encerra as atividades do Diálogos pelo Piauí em Campo Maior.