A Polícia Militar do Piauí, por meio da 1ª Companhia Independente de Policiamento Ambiental (1ª CIPA), realizou uma operação de combate à manutenção ilegal de pássaros silvestres em cativeiro na zona rural de São Braz do Piauí. A ação, desencadeada após uma denúncia anônima, ocorreu na manhã desta sexta-feira (14) na localidade de Tanquinho.
Ao chegarem ao local indicado na denúncia, os policiais da 1ª CIPA constataram a veracidade das informações. Foram encontradas diversas aves silvestres mantidas em gaiolas, sem a devida autorização dos órgãos ambientais competentes.
Diante da constatação do crime ambiental, o responsável pela manutenção dos pássaros em cativeiro foi autuado e um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) foi lavrado contra ele, conforme prevê a legislação ambiental vigente.
As aves apreendidas foram devolvidas ao seu habitat natural, garantindo sua reintegração à fauna local. As gaiolas utilizadas no cativeiro foram destruídas no local, como medida para evitar a reincidência da prática criminosa.
Durante a operação, foram apreendidos:
A ação da Polícia Militar do Piauí reforça o compromisso do estado no combate aos crimes ambientais e na preservação da fauna silvestre.