Início Geral PM divulga primeiro cão a saltar de paraquedas

PM divulga primeiro cão a saltar de paraquedas

0

A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) anunciou, nesta quarta-feira, 22, algo inédito na história da Polícia Militar (PM). O cão policial Coyote foi o primeiro no Brasil a saltar de paraquedas durante treinamento de intervenção tática. O salto foi realizado em abril, mas divulgado somente agora.

O pastor belga de três anos pertence ao canil da corporação, na zona norte de São Paulo, e atua junto ao Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate). Segundo a PM, o animal está preparado para enfrentar esse desafio nas alturas e ajudar em ocorrências criminais e salvamentos.

Desde o embarque no avião até o momento do salto, em Boituva, interior paulista, Coyote permaneceu tranquilo, mesmo com toda a movimentação.

Para o cabo Diego Albuquerque, tutor do cão, o que destacou o pastor belga para a atividade foi o “perfil comportamental equilibrado e alto nível de obediência sob estresse”.

Salto com cães pode ser estratégico em ações policiais

Segundo a SSP-SP, o treinamento trouxe uma nova possibilidade para lidar com ocorrências aeronáuticas. Albuquerque ainda explicou como foi todo o processo para que o animal chegasse a esse nível de preparo dentro da PM.

“O salto foi pensado como um desafio estratégico, alinhado à versatilidade exigida de um cão de intervenção tática, como forma de testar a adaptação do Coyote às situações de infiltração aérea”, explicou Albuquerque.

O equipamento usado no salto por Coyote foi feito sob medida por profissionais. Essa atitude ajudou para que o cachorro não sentisse nenhum desconforto clínico antes, durante e depois da atividade.

Além do salto, o pastor belga já foi exposto a simulações com tiros reais, ambientes com fumaça densa, contenção de indivíduos armados e infiltrações em áreas de risco.

No Brasil, apenas o Exército possui cachorros paraquedistas. Por isso, Coyote, que conseguiu saltar de paraquedas sem nenhuma interferência ou mudança de comportamento, se tornou um símbolo de coragem, preparo, confiança e profissionalismo dentro da corporação.

Depois da primeira descida, a equipe planeja realizar novos treinamentos, segundo o policial Albuquerque. “Existe, sim, a expectativa de novos saltos, tanto para reforço do treinamento quanto para possíveis missões que exijam esse tipo de infiltração.”



Via Revista Oeste

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile