Início Política PF tenta descobrir origem de ataque hacker a sistema do governo

PF tenta descobrir origem de ataque hacker a sistema do governo

0

A Polícia Federal (PF) está investigando os servidores que armazenam dados do governo federal para identificar a origem de um possível ataque de hacker ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI). A plataforma, utilizada pelos ministérios, está inativa desde as 11h da última terça-feira, 23.

Desde que o incidente foi reportado, a Diretoria de Crimes Cibernéticos da PF tem realizado investigações preliminares para instaurar um inquérito policial. O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos afirmou que parte do problema foi resolvida.

Segundo a pasta, o acesso ao sistema Tramita GOV.BR, do Processo Eletrônico Nacional (PEN), foi restabelecido na tarde de quarta-feira, 24.

“O sistema é responsável pelo andamento eletrônico de processos administrativos de nove ministérios e dois outros órgãos”, disse o Ministério, em nota. “Não foram afetados os serviços ofertados ao cidadão via GOV.BR. As equipes de TI [Tecnologia da Informação] já estão tratando o incidente para que os serviços sejam restabelecidos o mais breve possível.”

Nove ministérios foram afetados por invasão de hacker

Os ministérios e órgãos afetados pelo ataque de hacker incluem: Gestão e Inovação em Serviços Públicos; Fazenda; Povos Indígenas; Planejamento e Orçamento; Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; Empreendedorismo; Previdência Social; Igualdade Racial; Mulheres; Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf); e Casa da Moeda.

O Ministério enviou um comunicado nesta quarta-feira aos servidores sobre o “incidente grave de segurança cibernética”, que deixou indisponíveis “várias soluções tecnológicas”, como o SEI, e diversas funcionalidades. Além da PF, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) também foi acionada.

Via Revista Oeste

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile