Início Política Petrobras pode ter importância na Bolívia ‘se não quiser só ganhar dinheiro’,...

Petrobras pode ter importância na Bolívia ‘se não quiser só ganhar dinheiro’, diz Lula

0

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse na terça-feira 9 que a Petrobras pode ter importância na Bolívia caso não queria só ganhar dinheiro. Ele deu a declaração no país andino, no encerramento de fórum empresarial entre bolivianos e brasileiros.

“Fiz questão de trazer a presidente da Petrobras porque eu sei a importância que a Petrobras já teve na Bolívia. E ainda pode ter na medida que ela não queira só ganhar dinheiro, ela queira também ajudar na prospecção, na investigação, no investimento”, disse o presidente brasileiro.

O petista afirmou que é necessário fornecer estabilidade política, econômica, fiscal, jurídica e social para que haja crescimento.

Lula, que teve uma reunião bilateral com Arce na terça-feira 9, também afirmou que é necessário ajudar os vizinhos a crescer, sem a pretensão de ser uma “ilha” de prosperidade regional.

“Se os americanos tivessem feito isso ajudado vizinhos a crescer durante muito tempo, não teria uma América Central empobrecida. Uma América Latina empobrecida exportando trabalhador para fazer o trabalho pesado lá. Que agora passaram a ser inimigos. Porque antigamente latino-americano era bem-vindo nos Estados Unidos. Mas agora resolveram dizer que nós latino-americanos estamos prejudicando a economia americana”, disse o petista.

Petrobras pretende ampliar produção de gás na Bolívia

A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, que acompanhou Lula na viagem à Bolívia, afirmou que a estatal pretende aumentar a produção de gás natural na Bolívia. Durante um discurso para autoridades de ambos os países, ela destacou a importância desse recurso para os projetos de fertilizantes e petroquímica da companhia.

Chambriard projetou que a demanda por gás natural na indústria brasileira pode dobrar até 2028. Nesse contexto, a Petrobras vê as reservas bolivianas como uma alternativa viável e acessível para atender a essa crescente necessidade.


Redação Oeste, com informações da Agência Estado

Via Revista Oeste

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile