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Paris dá mais um passo para se tornar uma cidade ‘sem carros’

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Capital francesa criou zonas exclusivas para pedestres como parte do plano para reduzir o tráfego e melhorar a qualidade de vida urbana

Imagem: Radu Razvan / Shutterstock

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Paris aprovou mais uma medida para reduzir o uso de carros na cidade, com o objetivo de melhorar a qualidade do ar e tornar as ruas mais seguras e agradáveis para pedestres. As informações são da Reuters.

Em referendo, a população aprovou a criação de zonas pedonais em 500 ruas, o que representa 10% das vias da cidade. A medida faz parte de um plano maior da prefeitura, que já proibiu patinetes elétricos, triplicou a cobrança de estacionamento para SUVs e implementou outras restrições ao uso de veículos.

Política acessível para pedestres em Paris

  • Com o apoio da população, a prefeitura pretende transformar cerca de 25 ruas em cada um dos 20 distritos de Paris em zonas exclusivas para pedestres.
  • A medida acarretará a eliminação de até 10 mil vagas de estacionamento adicionais, além das 10 mil já removidas desde 2020.
  • A cidade já viu uma redução significativa no trânsito desde a ascensão do partido socialista, liderado pela prefeita Anne Hidalgo, que assumiu em 2014 com a promessa de transformar Paris para adaptá-la às mudanças climáticas e reduzir o número de carros.
Plano da prefeitura parisiense buscar criar cada vez mais zonas com ciclovias e ruas exclusivas para pedrestres – Imagem: Delpixel/Shutterstock

Entre as iniciativas de Hidalgo estão a criação de zonas de tráfego limitado, como as margens do rio Sena, a limitação de velocidade para 30 km/h em toda a cidade, a expansão de ciclovias e a criação de mais espaços verdes.

Embora Paris tenha avançado, ainda está atrás de outras capitais europeias em infraestrutura verde. Apesar do apoio popular, a participação no referendo foi baixa, com apenas 4% dos eleitores votando. Medidas semelhantes em 2023 e 2024 também registraram baixa participação.

Paris vai ampliando políticas para se tornar uma cidade mais agradável para pedestres – Imagem: maziarz / Shutterstock


Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.


Via Olhar Digital

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