Início Destaque Papa Francisco tem noite tranquila, mas continua em estado crítico

Papa Francisco tem noite tranquila, mas continua em estado crítico

0

O Vaticano informou na manhã desta terça-feira, 25, que o papa Francisco teve uma noite de sono tranquila. No entanto, o estado de saúde do pontífice permanece crítico. Ele está internado há 11 dias no Hospital Agostino Gemelli, em Roma.

“O papa descansou bem, por toda noite”, informou a Santa Sé, em comunicado. Este é o período de hospitalização mais longo de Francisco desde que assumiu o papado, em 2013.

No dia anterior, o Vaticano afirmou que a condição do papa continuava grave, mas destacou uma “leve melhora” no estado de saúde. Também afirmou que a “insuficiência renal leve”, mencionada pela primeira vez no fim de semana, não representa uma preocupação significativa. Esse foi o primeiro sinal positivo da equipe médica desde o agravamento do quadro clínico do pontífice.

De acordo com o Vaticano, o papa conseguiu trabalhar durante a tarde desta segunda-feira, 24. Ele telefonou para a Igreja da Sagrada Família, na Faixa de Gaza, para se informar sobre a situação dos palestinos que estão abrigados no local — gesto que ele tem repetido quase todos os dias desde o início da guerra entre Israel e Hamas.

Em 2021, Franciso ficou internado por dez dias no mesmo hospital para uma cirurgia intestinal, previamente programada.

No sábado 22, o pontífice precisou receber uma transfusão de sangue, depois de enfrentar uma “crise respiratória prolongada”, situação que não voltou a ocorrer desde então.

O papa está com pneumonia dupla, uma infecção grave que pode inflamar e causar cicatrizes em ambos os pulmões, tornando a respiração mais difícil.

O Vaticano descreveu a infecção como “complexa” e informou que ela foi provocada por dois ou mais microrganismos. Francisco é especialmente vulnerável a complicações pulmonares, pois, quando jovem, teve pleurisia e precisou remover parte de um dos pulmões.

Papa Francisco foi substituído em missas diárias

O cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano e segunda figura mais influente na hierarquia da Igreja, celebrou uma missa na Praça São Pedro na noite de segunda-feira, 24.

“Que a Virgem Maria sustente [o papa] neste momento de doença e provação, e que o ajude a recuperar sua saúde”, disse Parolin, que deve continuar realizando a cerimônia diariamente enquanto Francisco estiver internado.

Durante a missa, Parolin relembrou um episódio dos Atos dos Apóstolos. “A Igreja orou intensamente enquanto Pedro era mantido na prisão”, afirmou. “Por 2 mil anos, o povo cristão tem orado pelo Papa quando ele está em perigo ou doente”.

Via Revista Oeste

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile