Início Destaque Palácio Campos Elíseos recebe mobiliário restaurado

Palácio Campos Elíseos recebe mobiliário restaurado

0

Nesta sexta-feira, 24, o Palácio Campos Elíseos, antiga sede do governo do Estado de São Paulo, recebeu de volta seu mobiliário original. O Acervo Artístico-Cultural dos Palácios é o responsável pela restauração, num projeto que ocorre na semana do aniversário de 471 anos da capital paulista.

Itens como cadeiras, mesas, lustres, dunquerques e credências estão sendo restaurados sob a supervisão do departamento museológico da Secretaria da Casa-Civil. Especialistas, ”com profundo conhecimento dos materiais”, conduzem o processo de restauro e garantem a preservação das características originais.

Veja as imagens abaixo


Os móveis, a história e a importância do acervo para São Paulo

Depois da restauração, os móveis serão integrados ao ambiente de trabalho da Secretaria de Justiça e Cidadania, que ocupa o espaço desde 2024. Conforme a curadora do Acervo dos Palácios Rachel Vallego, a iniciativa reforça a conexão entre o patrimônio público e os servidores e contribui para a educação patrimonial.

“É importante que esses móveis e objetos históricos possam retornar ao Campos Elíseos, trazendo nova vida a esses itens tão simbólicos da história dos nossos Palácios”, afirmou. “Essa ação estreita os laços entre os servidores e o patrimônio público, contribuindo para a educação patrimonial e salvaguarda da história do Estado de São Paulo.”

O Acervo dos Palácios inclui mais de 4 mil objetos históricos, como pinturas, esculturas e mobiliário. Os itens já pertenceram aos Palácios Governamentais, desde o Páteo do Colégio até o Palácio dos Bandeirantes.

O Palácio Campos Elíseos, construído entre 1893 e 1899 por Elias Antônio Pacheco e Chaves, passou a ser a segunda sede do governo, em 1911, até a transferência para o Palácio dos Bandeirantes, em 1965. Atualmente, o local faz parte de um projeto de requalificação urbana.

O projeto do Centro Administrativo dos Campos Elíseos visa a consolidar mais de 50 secretarias e órgãos em um único complexo. Com uma Parceria Público-Privada, a iniciativa busca reduzir custos, aumentar a eficiência e revitalizar a região central. Uma consulta pública está aberta até 24 de fevereiro de 2025 para contribuições da sociedade.

Via Revista Oeste

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile