No Piauí, as tradicionais encenações da Paixão de Cristo são muito mais que apresentações teatrais. Representam manifestações culturais que expressam fé, emoção e identidade. Neste período de Semana Santa, diversos destinos piauienses se preparam para oferecer espetáculos que encantam turistas e moradores, mantendo viva uma tradição que atravessa gerações.
Em Esperantina, a encenação dos últimos momentos de vida de Jesus Cristo está marcada para o dia 17, na Praça Noemi Lages. Considerado o maior espetáculo do Território dos Cocais, nesta edição, o evento trará uma produção mais elaborada, com uso de tecnologia e cenários renovados. Além disso, os visitantes podem aproveitar a região para acompanhar a programação especial da Igreja de Nossa Senhora da Boa Esperança e conhecer o Parque Estadual Cachoeira do Urubu.
No litoral do estado, em Parnaíba, outro importante palco dessa manifestação artística, o espetáculo intitulado “Um Homem Chamado Jesus” será apresentado na Sexta-feira Santa, dia 18, em frente à Igreja Matriz de São Sebastião. Com cerca de 200 participantes voluntários que retratam passagens da vida, morte e ressurreição de Cristo com autenticidade e emoção, o evento chega à 24ª edição, impulsionando a economia local ao atrair visitantes e estimular o turismo na região.
Em Floriano, a tradicional encenação alcança sua 30ª edição como uma das maiores do país. Com participação de atores nacionais, ocorrerá nos dias 18 e 19, no Teatro Cidade Cenográfica — considerado o maior do Piauí e o segundo maior a céu aberto do Brasil, com capacidade para 5 mil pessoas. Em Bom Jesus, a tradicional encenação A Paixão de Cristo – Vida, Morte e Ressurreição, realizada no Salão da Serra, também será no dia 18, mantendo viva a tradição no sul do estado.
A cidade de Canto do Buriti também integra o roteiro de celebrações religiosas. Realizado na Sexta-feira Santa (18), na Praça Sant’Ana, o espetáculo será gratuito e contará com artistas locais. Já na capital Teresina, a 40ª edição da Paixão de Cristo — A Via Sacra do Piauí — ocorre nos dias 16, 17 e 18, no Espaço Cultural Prof. Wall Ferraz.
