Início Política Pacheco deve apresentar PL das dívidas dos Estados na próxima semana

Pacheco deve apresentar PL das dívidas dos Estados na próxima semana

0

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), deve apresentar, na próxima semana, o projeto de decreto legislativo que renegocia as dívidas dos Estados com a União. Um dos articuladores da iniciativa em virtude da dívida de Minas Gerais, Pacheco ainda deve anunciar o senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), um aliado, como relator do texto.

Nesta semana, o presidente do Senado anunciou que um consenso sobre o tema foi firmado entre ele e o Ministério da Fazenda. Disse ainda que o PL das Dívidas dos Estados será apreciado pelo plenário antes do início do recesso parlamentar, que começa em 18 de julho.

A ideia principal é converter os juros da dívida em investimentos públicos e federalizar as estatais. Além disso, Pacheco informou que são consideradas as seguintes alternativas para a renegociação das dívidas:

  • Entrega de ativos dos Estados para amortização do pagamento da dívida;
  • Redução do indexador de juros;
  • Conversão dos valores em investimentos no próprio Estado.

Na segunda-feira 1°, ele deve receber alguns governadores em Brasília, a exemplo de Romeu Zema (Novo-MG), para discutir a proposta. A reunião com Zema deveria ter ocorrido na quarta-feira 26, mas devido à incompatibilidade de agendas dos demais gestores estaduais, segundo a equipe do governador mineiro, foi adiada.

Ontem, Pacheco recebeu quatro secretários do governo mineiro para debater as propostas para a dívida do Estado, que ultrapassa R$ 160 bilhões. MG tem pressa na negociação do déficit. O Supremo Tribunal Federal determinou que a assembleia estadual tem até 20 de julho para aderir ao Regime de Recuperação Fiscal. Mas Pacheco é contra.

Conforme os secretários, eles conversaram com o Tesouro Nacional sobre a possibilidade de prorrogar a decisão por mais 120 dias. Desse modo, eles teriam tempo para que o projeto das dívidas dos Estados fosse aprovado no Congresso.

Via Revista Oeste

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile