A inclusão da nova categoria atende a uma série de apelos e faz parte das celebrações dos 100 anos da maior premiação de cinema do mundo
Até mesmo cerimônias consideradas bastante tradicionais podem passar por atualizações. Este é o caso do Oscar, principal premiação de cinema do mundo que reconhece a excelência em diversas áreas da indústria cinematográfica.
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pelo evento, anunciou que, a partir de 2027, o Oscar contará com uma nova categoria. A mudança faz parte das celebrações dos 100 anos da premiação.
Já havia uma pressão para a inclusão da nova categoria
A inclusão será da categoria de melhor direção de dublês, algo inédito na premiação. Esta possibilidade já vinha ganhando força nos últimos anos, principalmente com grandes produções de ação como John Wick e Missão Impossível impulsionando o reconhecimento do trabalho dos artistas.

Em comunicado, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas destacou que “desde os primórdios do cinema, a direção de dublês tem sido parte da produção cinematográfica”. A organização ainda afirmou ter orgulho em homenagear o trabalho inovador destes profissionais.
Regras da nova categoria ainda serão anunciadas
- As regras de elegibilidade e votação para o prêmio serão anunciadas em 2027, juntamente com o Regulamento completo da 100ª edição do Oscar.
- Atualmente, mais de 100 dublês profissionais são membros do Departamento de Produção e Tecnologia da Academia.
- A expectativa é que este número possa aumentar a partir do reconhecimento da Academia.
- Vale lembrar que a última categoria de premiação criada para o Oscar foi a de Elenco.
- Ela vai estrear no ano que vem, na 98ª edição da premiação, com os filmes lançados em 2025.
Colaboração para o Olhar Digital
Alessandro Di Lorenzo é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital