terça-feira, abril 1, 2025
InícioDestaqueOposição critica ato contra anistia aos presos do 8/1

Oposição critica ato contra anistia aos presos do 8/1

Depois de virar piada nas redes sociais, a manifestação convocada pelo deputado Guilherme Boulos (Psol-SP) contra a anistia virou alvo de críticas por parte da oposição. O evento ocorre na tarde deste domingo, 30, na Avenida Paulista. Outras cidades também realizam encontros similares.

O protesto contra a anistia aos presos pelo 8 de janeiro de 2023 virou chacota pela baixa adesão. A câmera da Revista Oeste mostra os registros ao vivo da movimentação na Avenida Paulista, na altura do Museu de Arte de São Paulo (Masp). 

Parlamentares da oposição destacaram a baixa adesão popular no ato esquerdista. Eles compararam com a “capacidade da direita de mobilizar multidões em manifestações”. 

O líder do Partido Liberal (PL) na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) disse a Oeste que “as manifestações da esquerda faz jus à célebre frase “‘perdeu, mané’”, escrita com batom pela cabeleireira Débora dos Santos na estátua da Justiça, em frente ao Supremo Tribunal Federal.

“Eles não têm povo, não têm discurso e envelheceram”, destacou Sóstenes, que citou a manifestação da direita pela anistia. “No próximo domingo, dia 6 de abril, vamos mostrar quem tem povo e pauta. Que venha 2026.”

O vice-líder da oposição na Câmara, deputado Ubiratan Sanderson (PL-RS), afirmou que o “ato convocado por Boulos na Paulista evidenciou a desconexão da esquerda com os anseios da população”.

“A esquerda não consegue mais enganar a população com seus discursos vazios”

Deputado federal Ubiratan Sanderson (PL-RS)

“O evento foi um fracasso”, prosseguiu Sanderson. “Enquanto a direita consegue encher as ruas com cidadãos engajados, a esquerda demonstra sua fragilidade ao não conseguir mobilizar o povo para suas pautas. A esquerda não consegue mais enganar a população com seus discursos vazios.”

O relator do Projeto de Lei da Anistia, deputado Rodrigo Valadares (União-SE), criticou o fato de a esquerda ter dito que iria “lotar” a Avenida Paulista, “mas deu meia dúzia de militantes e alguns gatos pingados”.

“O povo brasileiro não compra mais essa narrativa furada da esquerda”, afirmou Valadares. “Mais uma vez, a esquerda mostrou sua verdadeira face: barulho sem apoio popular. Enquanto o Brasil trabalha, a esquerda faz teatro na Paulista. A anistia está mais viva do que nunca, e no anseio da população brasileira.”

Oposição diz que esquerda “não possui apoio popular” contra anistia

Na análise do deputado Rodolfo Nogueira (PL-MS), a baixa adesão no protesto contra a anistia deixa “evidente que a esquerda não possui o apoio popular”.

“Diferentemente da esquerda, a direita tem demonstrado grande apoio popular em suas manifestações”, destacou Nogueira. “A tentativa de Boulos de mobilizar as massas na Paulista resultou em um fracasso retumbante, evidenciando a falta de conexão com as reais demandas da sociedade.”

Pelas redes sociais, outros parlamentares se pronunciaram. O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) ironizou as manifestações convocadas por Boulos.

“A esquerda conseguiu fazer uma manifestação tão grande, mas tão grande, que dá para contar quantas pessoas foram na foto”, escreveu Ferreira, em postagem na rede social Z. “Eu contei 44 e vocês?”

O deputado Carlos Jordy (PL-RJ) também se manifestou. “Segundo a USP, tinham 2 milhões de pessoas”, ironizou o parlamentar ao publicar um vídeo do ato na Paulista. “E eles ainda têm a cara de pau de tentar desmerecer as manifestações da direita.”



Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui