Início Geral Operadores portugueses se impressionam com a singularidade da região da Serra da...

Operadores portugueses se impressionam com a singularidade da região da Serra da Capivara | ASN Piauí

0

Esta semana, operadores portugueses estão na região da Serra da Capivara numa experiência imersiva para conhecer todo o patrimônio histórico e cultural do destino, bem como os equipamentos e a infraestrutura local.

A iniciativa é parte do Famtour Piauí 2025, uma ação estratégica para impulsionar a presença do Estado no turismo internacional, promovida pelo Sebrae no Piauí em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo e da Investe Piauí, com organização da VBRATA (Visit Brazil Travel & Cultural Association), que é uma associação internacional sem fins lucrativos que promove o Brasil como destino turístico e cultural na Europa.

Além dos operadores que visitam a região da Serra da Capivara – Pedro Cardoso, da Travel Feeling; e Pedro Ferreira, da Solférias – o Famtour conta com outro grupo percorrendo o litoral do Estado – Marta Cruz, da Lusanova; Adriano Portugal, do Mercado das Viagens; e Ricardo Rodrigues Baptista, da Total Fun.

“Estamos muito satisfeitos com os primeiros resultados dessa ação, que realizamos como preparativo para a BTL 2025, maior feira de turismo de Portugal, e para o Showcase Piauí Portugal. Os relatos dos operadores são bem animadores e nos fazem vislumbrar um futuro mais próspero e promissor para o nosso turismo. Esperamos ter cada vez mais turistas portugueses e de outras partes da Europa visitando tanto a região da Serra da Capivara como o litoral, impulsionando o desenvolvimento econômico do nosso Estado”, afirma o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Júlio César Filho.

Na região da Serra da Capivara, os operadores já visitaram os vários sítios arqueológicos e os principais atrativos do Parque Nacional, como Desfiladeiro da Capivara e Boqueirão da Pedra Furada; a Cerâmica Serra da Capivara, Serra Branca, Sítio João Pimenta, Baixão das Andorinhas, além de meios de hospedagem e alimentação. Os profissionais ainda conhecerão o Museu da Natureza e o Museu do Homem Americano.

Segundo Pedro Miguel Ferreira, da operadora portuguesa Solférias, que participa do Famtour, o Piauí está sendo uma excelente surpresa. “Além da cultura e toda a magnífica história das pinturas rupestres e do quotidiano da vida de quem esteve ali há milhares de anos, que absorvemos em cada local que visitamos, ficamos curiosos para saber mais a acerca do povo que aqui viveu e nos deixou todo este incrível legado. Mas o Piauí é muito mais que isso, paisagens que nos cortam a respiração, que nos deixam de boca aberta com os seus desfiladeiros desafiadores e toda uma flora fantástica. A simpatia das pessoas, o sorriso a cada contato, a comida, a proximidade, tudo faz com que comprovemos o potencial do destino ainda tão desconhecido para os portugueses. Agradeço ao Sebrae, VBrata e Governo do Estado pelo convite e oportunidade”, pontua Ferreira, que representa uma das maiores operadoras de Portugal, referência na oferta de programas de lazer e negócios, trabalhando com destinos em todos os continentes.

O agente de viagens português, Pedro Cardoso, da Travel Feeling (marca registrada da empresa MundoNeutro, Lda), também está bastante impressionado com o que tem visto no Piauí. “Antes de mais nada, obrigado Sebrae, VBRATA e Governo do Piauí, pela oportunidade única de conhecer as belezas e atrações turísticas deste encantador destino brasileiro, na região nordeste do Brasil. Chegar ao Piauí é sentir o abraço quente do sertão e a hospitalidade de um povo que acolhe com sorriso sincero. Mas é na Serra da Capivara, caminhando entre a selva, montes e vales, que o tempo parece suspender-se. Entre cânions imponentes e pinturas rupestres milenares, percebemos que ali, muito antes de nós, a vida já pulsava com força. O silêncio das pedras conta histórias de caçadas, rituais e sonhos de povos antigos. Ao partir, levaremos conosco mais do que memórias de um destino com grande potencial, levaremos a sensação de carregar um fragmento intocável da história humana. Momentos únicos, impossíveis de esquecer”, declara. A Travel Feelling atua no mercado português se propondo a elevar simples viagens a um patamar superior, com tratamento personalizado para quem quer viver experiências únicas, criar vivências e despertar sentimentos marcantes.

Para o Sebrae e demais parceiros, a expectativa é que a experiência do Famtour – que antecede a apresentação do Piauí na BTL 2025 e o Showcase Piauí Portugal – contribua para estreitar a conexão das operadoras portuguesas com o Estado. O foco é incentivar a criação de pacotes turísticos voltados ao público europeu, reforçando o Piauí como um destino imperdível de natureza, história e aventura e ampliando as oportunidades para os pequenos negócios atrelados à cadeia produtiva do turismo.

O PIAUÍ NA BTL

De 12 a 16 de março, o Piauí estará presente na Bolsa de Turismo de Lisboa, BTL 2025, com um estande exclusivo, viabilizando pelo Sebrae, Governo do Estado e VBrata. No local, serão apresentados os atrativos turísticos do Estado, com destaque para a Serra da Capivara e os destinos que compõem a Rota das Emoções.

Ainda como parte das diversas ações estratégicas para a promoção do Piauí em Portugal, será realizado no dia 11 de março, o Showcase Piauí Portugal 2025. Esse evento, que acontecerá em Lisboa, terá apresentação oficial do “Destino Piauí” para agentes de viagens, operadoras de turismo, companhias aéreas e formadores de opinião, seguida de momento reservado para networking de negócios e degustação da gastronomia típica do Estado.

Serviço:

Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Portal do Sebrae no Piauí: pi.sebrae.com.br
WhatsApp: 0800 570 0800
www.x.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile