Início Viagem & Gastronomia Onde os sommeliers bebem? Com Vinícius Santiago, da Evino, em São Paulo

Onde os sommeliers bebem? Com Vinícius Santiago, da Evino, em São Paulo

0

A cidade de São Paulo é um centro cultural e gastronômico gigantesco no Brasil. Com mais de 150 mil estabelecimentos, segundo levantamento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de São Paulo (Abrasel-SP), o público pode encontrar casas para os mais variados gostos — entre eles, bares com opções de vinhos. Mas onde desfrutar bons rótulos na metrópole?

Vinícius Santiago, Head Sommelier do e-commerce Evino e da importadora e distribuidora Grand Cru, revela seus endereços favoritos em São Paulo.

Os locais indicados pelo sommelier, que também é conselheiro e professor da Associação Brasileira de Sommeliers no Rio Grande do Sul (ABS-RS), abrangem diversos bairros, como Pinheiros e Santa Cecília.

Confira 5 endereços para beber vinhos em São Paulo, por Vinícius Santiago:

Huevos de Oro


huevos de oro
Huevos de Oro, em Pinheiros, é liderado pelas sommelières Daniela Bravin e Cássia Campos • Instagram/Huevos de Oro

Das sommelières Daniela Bravin e Cássia Campos, o Huevos de Oro é um bar espanhol com ótimas opções de tapas, tortillas, sanduíches, além de vinhos fortificados e ambiente descontraído. Localizado em Pinheiros, gosto de visitar a casa para um jantar entre amigos e para dates.

Uma harmonização clássica que faço sempre que vou lá é entre a rabada da taberna, chamada de Rabo de Toro, com Jerez Oloroso. O escabeche de peixe também é um dos meus preferidos na cidade.

Huevos de Oro Bar: Avenida Pedroso de Morais, 267 — Pinheiros, São Paulo–SP / Tel.: (11) 94507-3118 / Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 18h30 às 23h30; sábado, das 12h30 às 23h30; fechado aos domingos. 

Trinca Bar e Vermuteria


Balcão do Trinca Bar, em Pinheiros • Instagram/Trinca Bar

Localizado em Pinheiros, o Trinca Bar e Vermuteria é um excelente lugar para provar vermutes, que são vinhos fortificados e aromatizados com ervas.

Na casa, a equipe faz três vermutes artesanais: um rosé, um branco e um tinto com botânicos diferentes. Para mim, não há distinção: todos são ótimos. Além disso, há uma seleção de vermutes de outros países e também coquetéis, que são excelentes.

Trinca Bar e Vermuteria: Rua Costa Carvalho, 96 — Pinheiros, São Paulo–SP/ Horário de funcionamento: terça a sábado, das 18h à 1h.

Espaço Zebra


Interior do Espaço Zebra, espaço com ateliê do artista Renato Larini e balcão comandado por Néli Pereira • CNN Viagem & Gastronomia

No coração do bairro Bixiga, reduto tradicional da boemia em São Paulo, o Espaço Zebra é um bar de coquetéis com pegada autoral e inspirado por ingredientes brasileiros. A casa também é uma galeria de arte, com ateliê do artista Renato Larini.

O balcão é comandado pela mixologista Néli Pereira, que tem um dos livros mais importantes sobre coquetelaria brasileira da atualidade: o “Da Botica ao Boteco”, que fala sobre plantas, garrafadas e como isso se relaciona na nossa coquetelaria nacional.

Por isso, a casa sempre tem coquetéis autorais e muitas bases diferentes para os drinques. É um ótimo lugar para descobrir sabores brasileiros diferentes. O espaço ainda tem um herbário, usado para os mais diferentes preparos.

Espaço Zebra: Rua Major Diogo, 237 – Bela Vista, São Paulo – SP / Tel.: (11) 91653-3120 / Horário de funcionamento: sexta e sábado, das 19h à 0h.

Elevado Bar


Elevado Bar tem uma carta de vinhos bem diversa • Instagram/Elevado Bar

O Elevado Bar fica na Santa Cecília e conta com iluminação baixa e ótima gastronomia, com destaque para os frutos do mar. Eles servem tostadas bem gostosas, sendo que a minha preferida é a de língua defumada. A carta de vinhos é bem diversa e completa, com boas opções em taça.

É um ótimo ambiente para uma comemoração em um grupo pequeno de amigos, ou ainda para um date e happy hour, já que por ali sempre toca uma seleção musical caprichada. Também é possível fazer eventos em uma sala privada que vale a pena a reserva.

Elevado Bar: Rua Jesuíno Pascoal, 16 — Consolação, São Paulo–SP / Horário de funcionamento: terça a sexta, das 18h à 0h; sábado, das 13h30 à 0h; domingo, das 13h30 às 18h.

Prosa e Vinho


Prosa e Vinho fomenta feiras culturais e exposições de artistas • Instagram/Prosa e Vinho

Como moro no centro, também frequento bastante o Prosa e Vinho, que é uma ótima opção para quando estou na Galeria Metrópole, onde há sempre feiras culturais e exposições de artistas. Misto de loja e bar, é um ótimo lugar para tomar uma taça em um ambiente informal, com ótimo custo-benefício.

Como a casa abre cedo, pode ser um bom início de passeio pela região. Afinal, tem uma ótima curadoria de vinhos brasileiros, com pequenos produtores, alguns mais desconhecidos, e uma boa seleção de vinhos internacionais.

Prosa e Vinho: Avenida São Luís, 187, piso 3, loja 1 – República, São Paulo-SP / Horário de funcionamento: segunda a quarta, das 12h às 22h; quinta e sexta, das 12h às 23h; sábado, das 12h às 22h.

Bar Tan Tan celebra uma década de sucesso com eventos em 2025

Via CNN

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile