Início Viagem & Gastronomia Onde comer em Punta del Este e arredores durante a baixa estação

Onde comer em Punta del Este e arredores durante a baixa estação

0

Quando o inverno começa a se aproximar, a pergunta “onde ir em Punta del Este nesta época do ano?” não para de chegar ao meu inbox.

No verão, de novembro a fevereiro, a demanda é altíssima, logo os preços também inflacionam e, junto com eles, pipocam vários projetos temporários e sazonais de restaurantes na região de Punta del Este e arredores.

Depois da Páscoa a maioria destes projetos fecham, mas diferente de uma década atrás, o número de bons restaurantes abertos o ano todo não para de crescer e, com a baixa estação, os preços baixam consideravelmente.

Vale ressaltar que muitos dos lugares funcionam apenas 3 ou 4 dias na semana, então é importante confirmar os horários antes de ir.

A população da região, que teve um boom durante a pandemia, segue em crescimento orgânico acentuado; não só de argentinos que costumavam imigrar para o Uruguai em busca de estabilidade econômica, mas também de europeus e norte-americanos que se estabeleceram por ali, atraídos pela excelente qualidade de vida. Esse movimento imigratório trouxe novos negócios e mais infraestrutura à cidade.

Boa parte de Punta del Este pode ser feita praticamente de bicicleta ou até mesmo a pé, aproveitando as tardes frequentemente ensolaradas antes das baixas temperaturas das noites de outono e inverno. Por isso, vale aproveitar o tempo para explorar a paisagem, as atrações culturais e a boa gastronomia de toda região de Maldonado.

Antes de Punta del Este, fica a famosa Casa Pueblo, do artista plástico Carlos Páez Vilaró, que serviu de inspiração para a música “A Casa”, de Vinícius de Moraes. É ainda um museu a ser visitado e uma vista privilegiada para o pôr do sol. No final de agosto também é possível avistar baleias na costa.

Logo ao passar por Punta fica a charmosa La Barra. O balneário é um dos mais disputados do Uruguai. Se no verão as praias e os beach clubs são muito procurados, na baixa temporada é o lugar ideal para caminhar por suas poucas ruas que escondem excelentes bares e restaurantes. Cerca de 25 km depois está a linda José Ignácio e seu farol, outro ponto que merece a visita. Nesta época do ano, José Ignácio fica solitária, a vida está mesmo do outro lado da estrada, no tranquilo povoado de La Juanita, cheio de casas para temporadas e que esconde ótimas opções gastronômicas.

Se deslocando por Maldonado é possível visitar várias vinícolas. Alto de La Ballena, Vina Éden, Cerro del Toro, a novata Cofradia de La Sierra, o novo espaço da Bouza com restaurante conhecido como Las Espinas, a bodega Oceanica José Ignácio (em que se pode também conhecer a produção de azeites de alta qualidade) e a famosa Bodega Garzón. Por fim, outro ponto interessante para visitar é o MACA (Museu de Arte Contemporânea Atchugarry), que tem um parque de esculturas a céu aberto.

A seguir, sugestões de lugares para comer e beber pela região durante a baixa temporada:

Casa Astigarraga serve tapas e pintxos / Giuliana Nogueira

Situada em Punta del Este, a casa pertence ao mesmo dono do restaurante vizinho especializado em cozinha basca, o Leonardo Etxea. Seguindo a mesma linha Ibérica, o cardápio da Casa Astigarraga é composto principalmente de tapas e pintxos. Croquetas, tortillas, pescados e frutos do mar compõem o menu da casa, mas não é incomum Leonardo, o chef e dono, preparar uma belíssima paella ou algumas carnes especiais na grelha. Se der sorte, é possível provar um belíssimo ancho defumado à lenha, retirada dos vinhedos da região. Aliás, as duas casas do chef são muito bem abastecidas por uma das maiores e mais diversa adegas de Punta del Este, com exemplares de vinhos uruguaios de praticamente todas as boas vinícolas do país.

Casa Astigarraga: Lenzina esquina Boulevard Artigas – parada 2, Punta del Este, Departamento de Maldonado, Uruguai / Horário na baixa temporada: sexta, sábado e domingo das 12h00 às16h00 e das 20h00 às 01h00. Reservas pelo whatsapp: +598 42492318

Restaurante fica no simples Vilarejo La Juanita / Giuliana Nogueira

A casa, que abre apenas para o jantar, já está há 7 anos no vilarejo de La Juanita. Logo em frente a José Ignácio, fica escondida no final de uma rua de terra, mas não se engane: o local atrai uma freguesia fiel na baixa temporada. Com uma cozinha sazonal bem executada, traz receitas que passam pela grelha e pelo forno de barro. No outono, o camarão pescado ali nas proximidades pode aparecer em pratos como o gnocchi ao forno com camarões e dill ou preparados deliciosamente ao ajillo. O carré de cordeiro com couscous marroquino é outra das belas pedidas que podem aparecer no menu. O ambiente aconchegante e o atendimento cortês (com preços atrativos para a região) fazem deste lugar uma das melhores opções para qualquer época do ano.

Juana Cocina Bar: Av. Héctor Soria, 20402 La Juanita, Departamento de Maldonado, Uruguai/ Horário na baixa temporada: quarta a sábado das 20h00 às23h00. Reservas pelo whatsapp: +598 92 971 331

Destino Sushi tem pratos quentes e frios da culinária asiática / Reprodução Instagram por Fede Racchi

Sushi não é exatamente a especialidade dos uruguaios, o que faz do Destino um lugar ainda mais especial. Outra casa que se mantém praticamente o ano todo aberta em La Juanita-José Ignácio, trabalha principalmente com pesca local superfresca e é sempre uma recomendação certeira para quem chega ao Uruguai na expectativa de encontrar um lugar especializado no tema. Mas se não gosta dos crus, não tem problema. A cozinha quente da casa traz opções atrativas como o Pad Thai de camarão ou o Wok de Wagyu braseado, sobre arroz andino, ovo, milho, molho huancaína e amêndoas, que também valem ser provadas.

Destino Suhi & Wok: República Argentina, 20402 La Juanita, Departamento de Maldonado, Uruguai/ Horário na baixa temporada: terça a sábado das 20h00 às 23h00. Reservas pelo whatsapp: +598 4486 2886

Aberta apenas aos sábados e domingos, a Cantina Mataojo é um lugar especial. Localizada numa antiga casa com mobiliário tão antigo quanto, parece uma viagem no tempo. A atmosfera mágica com poucos lugares internos e um lindo jardim, onde também é possível receber eventos, imediatamente coloca o cliente em outro ritmo. No menu, sugestões do dia preparadas com itens de pequenos produtores locais. As opções do dia podem variar por pratos como a shakshuka, o curry vegetariano, a linguiça merguez de cordeiro com salada e fritas, entre outras opções de comfort food. Cerveja artesanal e uma pequena carta de vinhos também estão disponíveis.

Cantina Mataojo: 2da. Vecinal Clinica Volonte 1, 20400 Maldonado, Departamento de Maldonado, Uruguai/ Horário na baixa temporada: sábado e domingo das 13h00 às 16h00. Reservas pelo whatsapp: +598 098833910

Houve um tempo em que Borneo Café, localizado em La Barra, só funcionava na alta temporada. Felizmente, agora é possível encontrar seu café de qualidade o ano inteiro. Embora o número de cafeterias tenha aumentado muito na região, poucas funcionam diariamente como a Borneo. Bolos simples, tostadas, alfajores, chipa, capuccino, flatwhite, cortado, coado, espresso… tudo sempre impecável e em um ambiente despojado e praiano.

Borneo Coffee: 10, 20001 La Barra, Departamento de Maldonado, Uruguai/ Horário na baixa temporada: diariamente, das 9h00 às 19h00.

Em um espaço simples e agradável de frente para a laguna de José Ignácio, o casal de pescadores Cristina e Pirullo atendem durante todo o ano, de sábado a terça-feira, com porções bem servidas de pescados e camarões frescos pescados ali mesmo na laguna e arredores. De preparo descomplicado, tudo chega à mesa muito saboroso. Aproveitando a temporada de camarões, é possível pedir uma bela porção de camarões fritos com chimichurri. O preço das porções também é bem atrativo, lembrando que a estrutura física do lugar é mínima, mas com uma linda vista.

El Rancho de Cristina Y Pirulo: Enriqueta y, 20000 St. Monica, entre La Barra e José Ignácio, Departamento de Maldonado, Uruguai/ Horário na baixa temporada: sábado a terça, das 12h00 às 18h00. Reservas pelo whatsapp: +598099186304

Para quem sempre está em busca de uma parrilla, neste restaurante situado em Punta del Este se come muito bem cortes típicos como o assado de tira, o ojo de bife, a entraña e o chorizo, com altíssima qualidade e excelente custo-benefício. 481 é sinônimo de carne com qualidade de exportação para a União Europeia. Quer algo ainda mais especial? É possível pedir o dry aged maturado por 27 dias. A casa abre de quarta a segunda, tanto para almoço quanto para o jantar.

481 Gourmet: 2da. Ave Pedragosa Sierra, 20100 Punta del Este, Departamento de Maldonado, Uruguay / Horário na baixa temporada: quarta a segunda (fechado as terças), das 13h00 às 15h30 e das 19h00 às 23h30 a partir de 24 de maio. Reservas pelo whatsapp: +59842497647

*Os textos publicados pelos Insiders e Colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do CNN Viagem & Gastronomia.

Giuliana Nogueira / Acervo pessoal
Giuliana Nogueira é brasileira, psicóloga, fotógrafa e assessora de comunicação. Não é enóloga nem sommelierè, mas é enófila, apaixonada especialmente por vinhos uruguaios e pelo Uruguai. Mantém o Instragram @Instatannat, falando mais de vinhos uruguaios que os próprios uruguaios. Sempre que pode viaja até a terra dos nossos vizinhos, que sabem receber muito bem.

Via CNN

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile