Início Geral Onda de calor: temperaturas passam de 40ºC nesta semana

Onda de calor: temperaturas passam de 40ºC nesta semana

0

A onda de calor que teve início no fim de semana, com uma massa de ar quente, eleva as temperaturas em boa parte do Brasil, em contraste com o frio da primeira quinzena de agosto.

O calor deve persistir até a próxima quinta-feira, 22, com potencial para novos recordes de temperatura em várias regiões do país, de acordo com a Climatempo.

Não há previsão de chuvas para o Sudeste e o Centro-Oeste nos próximos dias em razão de uma massa de ar seco estacionada sobre essas regiões. Em São Paulo, a umidade do ar fica abaixo de 30%, conforme o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE).

Essa condição climática facilita a propagação de queimadas e incêndios, além de aumentar a concentração de poluentes em áreas urbanas, segundo o CGE.

A Defesa Civil de São Paulo tem alertado em publicações no Twitter/X sobre a baixa umidade relativa do ar, recomendando que as pessoas se hidratem para evitar problemas de saúde e alertando sobre o risco de incêndios em várias áreas do Estado.

Onda de calor causa recorde de temperatura em Cuiabá

Em Cuiabá, um recorde histórico já foi registrado. A capital do Mato Grosso atingiu 41 °C na quinta-feira 15, conforme medição do Instituto de Meteorologia (Inmet), marcando a tarde mais quente desde 30 de novembro de 2023, quando a temperatura foi de 41,2 °C.

Veja a previsão para algumas capitais

  • Cuiabá: previsão de 42 °C na terça-feira 20. As temperaturas devem se manter altas até o fim do mês, com variação térmica brusca em um único dia. Por exemplo, no dia 28, é esperada uma mínima de 20 °C e uma máxima de 43 °C.
  • Teresina: expectativa de temperatura de 38 °C na quarta-feira 21, superando o recorde anterior de 37,4 °C registrado em 5 de fevereiro. As altas temperaturas devem prevalecer durante toda a semana.
  • Campo Grande: previsão de 38 °C na terça-feira 20, com sol e algumas nuvens. A mínima prevista é de 25 °C. As temperaturas elevadas devem continuar até o final da semana.
  • Goiânia: os termômetros devem marcar 37 °C até quinta-feira, 22, e subir para 38 °C no dia seguinte. A cidade deve enfrentar dias de calor intenso, com poucas variações na temperatura.
  • Rio Branco: a temperatura vai subir ao longo da semana, atingindo o pico de 43 °C no sábado 24. A capital do Acre deve enfrentar um dos períodos mais quentes do ano.
  • Porto Velho: previsão de recorde de temperatura para a capital de Rondônia, com temperaturas subindo gradativamente de 37 °C nesta segunda-feira, 19, para 45 °C no domingo 25. A cidade deve se preparar para um aumento significativo no calor.

Via Revista Oeste

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile