Oficina “Terceira Idade Ativa” no Teatro João Paulo II (Foto: Ascom FMC)
O Teatro João Paulo, deu início às atividades da oficina, “Terceira Idade Ativa”, voltada para idosos que buscam melhorar a qualidade de vida através de atividades dinâmicas e integrativas. O projeto conta com o apoio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC) e acontece em parceria com a Prefeitura Municipal de Teresina (PMT).
As atividades realizadas tiveram como objetivo proporcionar bem-estar e inclusão aos participantes da melhor idade, contando com práticas voltadas para a capoterapia ao ritmo do berimbau e cantigas de roda que remetem à época dos idosos, resgatam memórias afetivas e proporcionam a socialização por meio da música e do movimento, além de incluir a terapia do abraço e do riso, que por sua vez, estimulam a melhora no humor e contribui para a saúde emocional dos idosos.
O professor de capoterapia e ministrante da oficina, Márcio Célio de Castro, conta sobre a importância da oferta de atividades com foco no público idoso. “O projeto tem na sua importância a promoção da qualidade de vida dos idosos que querem se movimentar e sair do ócio, e a atual gestão está empenhada em proporcionar essa melhoria na qualidade de vida para o público da terceira idade”, pontuou o professor.
A aposentada e participante da oficina, Maria Ester, relata como foi sua experiência iniciando na capoterapia. “É muito bom, e a gente precisa de dança e de movimentar o corpo, e a dança pra mim é o melhor exercício por conta que ela vai da mente até o pé”, descreveu Maria Ester.
O Teatro João Paulo II, está com inscrições abertas para a formação de novas turmas da oficina “Terceira Idade Ativa”. O público interessado pode se matricular presencialmente ou através dos contatos disponíveis no Instagram @teatrojoapauloii.