Início Ciência e tecnologia Novo supercarro elétrico chinês é o primeiro com direção guiada por IA

Novo supercarro elétrico chinês é o primeiro com direção guiada por IA

0

Um supercarro inteligente, de alto desempenho e longo alcance. Esta é a promessa do novo carro elétrico da empresa chinesa JiYue, parceira da gigante Geely. O ROBO X vai de 0 a 100 km/h em menos de 2 segundos e promete 644 km de autonomia por carga.

Segundo o fabricante, o supercarro elétrico é o primeiro que combina direção autônoma com inteligência artificial.

Supercarro elétrico possui sistema de propulsão poderoso

  • O ROBO X conta com um sistema de propulsão com motor quádruplo e refrigeração líquida;
  • O carro elétrico vai de 0 a 100 km/h em menos de 1,9 segundos, afirma a JiYue, que chamou o modelo de “fera de desempenho”;
  • Para efeito de comparação, o Lucid Air Sapphire, que faz de 0 a 100 km/h em 1,89 segundos, é o mais próximo e oferece 687 km de autonomia por US$ 249 mill;
  • Os números de aceleração, se confirmados, o posicionam como um dos carros de produção mais rápidos do mundo.
O ROBO X vai de 0 a 100 km/h em menos de 1,9 segundos. (Imagem: Divulgação)

Além de veloz, o supercarro chinês vem carregado com IA integrada. A JiYue diz que usa inteligência artificial para otimizar a direção, o manuseio, a eficiência e a segurança do veículo. O sistema de direção inteligente, por exemplo, usa a tecnologia Apollo da Baidu, tornando-o o primeiro supercarro elétrico de rua a usar a tecnologia de direção autônoma em pistas de corrida.

O modelo de voz de IA da JiYue e o assistente virtual Simo, por sua vez, auxiliam os motoristas a obter informações do veículo em tempo real, como torque do motor e gerenciamento térmico, por comandos de voz.

Modelo promete uma experiência de direção personalizada e conectada, afirma o fabricante. (Imagem: Divulgação)

O design também foi o foco do projeto da JiYue, bem como a aerodinâmica. O spoiler traseiro dividido é um exemplo visual. A estrutura de fibra de carbono e liga de alumínio resultam em uma carroceria leve e robusta.

O peso também foi um foco na construção – como acontece com todos os veículos elétricos, que precisam lutar contra o peso das baterias. (Imagem: Divulgação)

O Robo X foi revelado na semana passada no salão do automóvel de Guangzhou na China. As pré-encomendas foram abertas, mas a produção em massa não deve começar antes de 2027.

Via Olhar Digital

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile