A Netflix está prestes a passar por sua primeira grande reformulação em 12 anos. Nesta quarta-feira (7), a plataforma de streaming anunciou mudanças em sua página inicial — a primeira desde o layout atual, lançado em novembro de 2013.
Além disso, a empresa começará a testar buscas com suporte de inteligência artificial generativa e um feed vertical de vídeos no estilo TikTok, voltado para dispositivos móveis. A Netflix destacou que esses serão testes limitados inicialmente, ou seja, nem todos os usuários terão acesso logo de cara, mas a escala global dos testes indica um esforço bem mais amplo.
A nova página inicial para TVs será mais elegante: o menu principal sairá do canto esquerdo e passará a ocupar o centro da tela, de forma parecida com a Apple TV. As descrições dos conteúdos serão mais compactas e as recomendações mais personalizadas, com base no comportamento de navegação e no horário em que o usuário está assistindo.
Como sinal de que a Netflix quer ir além de filmes e séries, o novo menu também dará mais destaque a eventos ao vivo e jogos, especialmente para usuários que demonstram interesse nesse tipo de conteúdo.
A nova interface foi apresentada pela diretora de produto, Eunice Kim, e pela diretora de tecnologia, Elizabeth Stone, durante o primeiro evento virtual da empresa voltado para “Produto e Tecnologia”. Kim afirmou que a empresa vem trabalhando nessa nova página desde o ano passado e que as mudanças serão implementadas “nas próximas semanas e meses”.
O primeiro passo da Netflix na busca com IA generativa será um teste beta opcional em celulares. Os usuários poderão procurar conteúdo usando frases naturais, como “quero algo engraçado e leve”.
Já o feed vertical de vídeos, que será testado nas próximas semanas, trará clipes de séries e filmes da Netflix em formato curto, permitindo que os usuários descubram novos conteúdos rolando a tela — com a opção de assistir ao conteúdo completo com apenas um toque.
O anúncio vem menos de três semanas após a Netflix divulgar lucros recordes no último trimestre, o que ajudou a tranquilizar os investidores diante das incertezas econômicas causadas pelas tarifas do governo Trump.
Curiosamente, a novidade foi revelada pouco mais de uma semana antes do evento “Upfront” da Netflix, em 14 de maio, no qual a empresa apresentará sua nova programação a anunciantes. Apesar de Kim afirmar que “a mudança não foi planejada para influenciar o evento”, a nova identidade visual, aliada ao bom desempenho recente da plataforma, certamente despertará entusiasmo — mesmo em um cenário publicitário ainda cauteloso.
Relembre: Adolescência: Série mais vista na Netflix gera debate nas redes