Início Ciência e tecnologia Nem tão verde assim! Como energia da biomassa da madeira prejudica a...

Nem tão verde assim! Como energia da biomassa da madeira prejudica a saúde e o meio ambiente

0

A biomassa de madeira é conhecida por ser uma fonte renovável de energia que emite menos gases de efeito estufa do que combustíveis fósseis. Entretanto, novos estudos têm mostrado que essa fonte energética prejudica o meio ambiente e a saúde da população, de acordo com artigo da Nature.

Quando se trata de biomassa de madeira, é utilizada as partes da árvore – desde folhas até raízes – para gerar energia elétrica.

A Europa forneceu subsídios para gerar energia da biomassa da madeira com o intuito de reduzir as suas emissões de carbono. A ideia é que o carbono gerado seria absorvido pelo crescimento da vegetação que substituiria as árvores usadas pela indústria.

No ano de 2023, a União Europeia anunciou que estava considerando mudar suas políticas para clima em relação aos biocombustíveis de madeira. No entanto, o velho continente decidiu que essa fonte continuaria na classificação de energia renovável.

Imagem: Joel & Jasmin Førestbird/Unsplash

Em fevereiro de 2021, mais de 500 cientistas e economistas assinaram uma carta para o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e outros líderes do mundo pedindo que não usassem madeira para geração de energia. Eles argumentavam que esse material prejudica a biodiversidade e aumenta as emissões de carbono.

Biomassa de madeira: mais poluente do que o carvão

Uma pesquisa em expansão indica que a queima da biomassa da madeira sólida para obter energia elétrica, com frequência, emite grandes quantidades de carbono, até mais do que a queima de carvão.

Embora empresas digam que as operações consomem madeira de baixa qualidade, surgem evidências de que a geração de energia por biomassa da madeira tem provocado desmatamento.

O diretor do Grupo de Sistema Dinâmico na Sloan School of Management do MIT, John Sterman, é um dos pesquisadores que assinaram a carta de 2021. Em 2018, ele e outros colegas fizeram uma análise dos efeitos de substituir carvão por madeira para produzir energia.

Poluição de ar em cidade grande
(Imagem: hxdbzxy/Shutterstock)

Eles descobriram que a substituição exacerbaria as mudanças climáticas, pelo menos até 2100. Isso porque levaria décadas até que as árvores crescessem e removessem o carbono da atmosfera.

Energia da biomassa da madeira provoca problemas na saúde

A fumaça das emissões geradas ela produção de energia a partir da biomassa da madeira contém materiais particulados, um tóxico poluente sólido. Estudos mostram que a exposição a esse material exacerba problemas respiratórios já existentes, como asma. Também aumenta as taxas de infecções respiratórias e hospitalizações causados por complicações respiratórias.

A estimativa é de que três a quatro milhões de mortes por ano são atribuídas a exposição a emissões tóxicas vindos da queima da madeira e da biomassa, segundo artigo científico publicado na revista Chemical Research in Toxicology.

Via Olhar Digital

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile