Início Política Musk agradece ‘apoio’ de Lira contra bloqueio de contas da Starlink

Musk agradece ‘apoio’ de Lira contra bloqueio de contas da Starlink

0

O bilionário Elon Musk publicou no Twitter/X um agradecimento ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), por se manifestar contra o bloqueio das contas bancárias da Starlink no Brasil, também por decisão de Moraes.

Musk repostou no Twitter/X, rede social da qual é dono e que está bloqueada no Brasil por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), um vídeo neste domingo, 1º, em que Lira critica o bloqueio.

“Se no escândalo das Americanas fôssemos bloquear a conta da Ambev não seria correto. Então, a briga jurídica envolvendo X nunca deveria ter sido extrapolada para bloqueio de contas da empresa Starlink”, avaliou Lira em um evento promovido pela XP Investimentos no sábado 31.

Na publicação, o bilionário escreveu que “o apoio” de Lira é “apreciado”. O vídeo compartilhado é do portal Metrópoles.

Moraes mandou bloquear bens da Starlink para satisfazer dívida do Twitter/X

As contas da Starlink, empresa do bilionário que fornece internet via satélite, foram bloqueadas por Moraes com o intuito de garantir o pagamento das multas aplicadas pela Justiça brasileira contra o Twitter/X depois de a plataforma não cumprir decisões judiciais de remoção de conteúdo e bloqueio de perfis. Para Musk, essas decisões são ilegais.

Segundo juristas ouvidos pelo Estadão, o bloqueio de bens da Starlink como forma de quitar as dívidas do Twitter/X é excepcional no mundo jurídico e seria cabível apenas se a existência de fraude fosse comprovada.

Além de bloquear as contas da empresa, Moraes também determinou a suspensão do Twitter/X no Brasil depois que a rede social se recusou a indicar um representante legal no país. Musk, nesse caso, foi “intimado” pela própria rede social, procedimento totalmente anômalo no Direito brasileiro.

Segundo apurou o Estadão, mesmo após a notificação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aos cerca de 20 mil provedores de internet que prestam serviços no País, a Starlink segue permitindo o acesso dos usuários à rede social.


Redação Oeste, com informações da Agência Estado

Via Revista Oeste

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile