Início Entretenimento Morre Arthur Moreira Lima, o “Pelé do Piano“, aos 84 anos

Morre Arthur Moreira Lima, o “Pelé do Piano“, aos 84 anos

0

O pianista erudito carioca Arthur Moreira Lima morreu, aos 84 anos, em Florianópolis nesta quarta-feira (30). A informação foi publicada nas redes sociais do Instituto Piano Brasileiro — centro de pesquisas dedicado ao universo instrumental.

“Com muito pesar, informamos que Arthur Moreira Lima faleceu hoje. Um gigante do piano brasileiro, que brilhou por 84 anos. A família [dele] acaba de nos comunicar. Nossos agradecimentos a esse gigante incomparável, por tudo que fez pela cultura brasileira e pianística. Que seu nome seja sempre reconhecido entre os heróis brasileiros”, diz a nota.

O músico, que foi chamado de “Pelé do Piano”, estava internado há duas semanas para tratar um câncer no intestino, doença que enfrentava há um ano.

Ainda não há informações sobre o velório e o enterro do artista.

Moreira Lima se destacou no piano e chegou a se apresentar com as principais orquestras do mundo e em diversas salas de concerto pela Europa e da América Latina, além de Estados Unidos e Rússia.

Ele é considerado um grande intérprete de compositores como Liszt, Chopin, Prokofiev e Villa-Lobos. Além disso, também se destacou pela interpretação da música popular brasileira ao gravar Ernesto Nazareth e clássicos do repertório do choro e do samba.

Ele criou o projeto social Piano pela Estrada, que tinha como missão a democratização da cultura erudita, levando a música em um caminhão que virava palco aos mais distantes cantos do Brasil.

Ativista político, Moreira Lima foi filiado ao Partido Democrático Trabalhista (PDT) e ao Partido Socialista Brasileiro (PSB).

*Publicado por Pedro Jordão, da CNN em São Paulo

Via CNN

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile