Belém, capital do Pará, nunca esteve tão em evidência no cenário mundial. Isso porque, em novembro deste ano, a cidade sediará a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30). Se para o mundo a cidade ganha destaque agora, no universo da gastronomia brasileira ela sempre foi de grande importância, e nos últimos anos, conquistou ainda mais notoriedade com nomes como o de Thiago Castanho, que leva seus sabores para os quatro cantos do globo.
Seguindo a premissa de explorar e apresentar os sabores da floresta ao mundo, Thiago inaugura, ao lado do chef e seu amigo de longa data, Gustavo Rodrigues — com quem teve uma parceria de sucesso no extinto Remanso do Bosque — e sócios também no (sempre lotado) bar-restaurante Sororoca, em São Paulo, e do diretor de fotografia Thiago Pelaes, o Puba, um bar em que como o nome deixa claro, a protagonista do menu é a mandioca.
![Sócios do Puba Bar: Thiago Castanho, Gustavo Rodrigues e Thiago Pelaes](https://www.cnnbrasil.com.br/viagemegastronomia/wp-content/uploads/sites/5/2025/02/socios-PUBA-BAR-foto-lais-teixeira.jpg?w=1024)
Puba é o produto derivado da mandioca fermentada, uma massa muito utilizada na produção de bolos e biscoitos. E mandioca é o alimento com cultivo de origem amazônica com maior importância para o mundo. Assim, a rainha da alimentação brasileira recebeu essa bela homenagem não apenas no nome, mas também no cardápio, que foi inteiramente pensado para ser compartilhado, e que tem o insumo ora como estrela principal, ora como coadjuvante.
O chef Gustavo revela que o Puba está em Belém, mas cabe em qualquer lugar do mundo. “Aqui, a viagem não tem fronteiras: cada prato é um passaporte, cada garfada é um mergulho que conecta sabores, histórias e culturas pelo mundo. A atmosfera é de celebração entre amigos e família, a mesma que nos conectou e fez esse espaço ganhar vida”.
Em uma casa construída em 1916, intimista e acolhedora, Pelaes explica que o conceito do Puba vem do verbo “celebrar”. “A trajetória do Castanho começa na cozinha, mas ele também desbravou o audiovisual, celebrando a cultura amazônica. Nos encontramos em 2015, gravando a série Sabores da Floresta, onde celebramos a Amazônia com o respeito que ela merece no audiovisual. Agora, queremos celebrar juntos o universo da gastronomia“, conta.
A carta de vinhos da casa também merece destaque. Com opções de garrafas e taças, e uma curadoria assinada pelas renomadas sommelières Daniela Bravin e Cássia Campos, nomes à frente do Sede261 e da taberna espanhola Huevos de Oro, ambos em São Paulo, os visitantes podem esperar por rótulos que não têm em nenhuma outra casa de Belém, um verdadeiro convite para novos sabores etílicos.
Puba Bar: Rua Veiga Cabral, 649, Cidade Velha – Belém – Pará / Funcionamento: terça a sábado, das 19h às 23h / Reservas, clique aqui.
Google Maps: veja as 5 atrações turísticas mais fotografadas do Brasil