O advogado Ezequiel Silveira, da Associação dos Familiares e Vítimas do 8 de Janeiro (Asfav), disse que a maioria dos réus do 8 de janeiro é inocente. O jurista deu a declaração durante entrevista ao Jornal da Oeste, nesta segunda-feira, 25.
“Houve quem depredou”, afirmou Silveira. “Esses foram identificados e punidos de acordo com as suas ações. Mas o que aconteceu foi um verdadeiro julgamento coletivo, em que a maioria das pessoas é absolutamente inocente, não cometeu crime algum e está sendo julgada em lotes, em blocos, como animais pelo Estado brasileiro. Não podemos permitir que isso continue acontecendo.”
Silveira atua nos casos dos investigados pelas manifestações de 8 janeiro de 2023, na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Os atos terminaram em vandalismo e na invasão das sedes do Executivo, do Legislativo e do Judiciário. O advogado faz parte dos juristas que defendem os exilados na Argentina.
Na última semana, a Justiça argentina mandou prender 61 brasileiros que estão no país e são réus dos atos de 8 de janeiro. Ao menos quatro pessoas já foram presas, segundo a polícia local.
Os exilados do 8 de janeiro na Argentina
Silveira disse ao Jornal da Oeste que os detidos estão presos provisoriamente para a Justiça da Argentina analisar o processo de extradição.
“Essa é uma prisão menos grave do que a prisão que eles teriam no Brasil”, afirmou o advogado da Asfav. “Aqui eles teriam uma prisão definitiva, com essa condenação de 17 anos, e sem a possibilidade de recorrer, uma vez que foram suprimidas as instâncias de apelação.”
O advogado acredita que a vitória de Donald Trump na disputa pela Presidência dos Estados Unidos irá ajudar na “luta pela liberdade no Brasil e na Argentina”. Ele também espera que a Argentina aceite os pedidos de asilo. “Temos esperança de que o governo argentino vai tratar essas pessoas como elas merecem, de acordo com a lei”, afirmou Silveira.
Confira a entrevista completa do advogado da Asfav Ezequiel Silveira ao Jornal da Oeste, no canal da Revista Oeste no YouTube. O programa é transmitido ao vivo, de segunda-feira a sexta-feira, a partir das 16h.