Início Política Lula prorroga por mais 3 meses presença da Força Nacional no RJ

Lula prorroga por mais 3 meses presença da Força Nacional no RJ

0

O Ministério da Justiça e Segurança Pública anunciou a prorrogação da permanência da Força Nacional no Estado do Rio de Janeiro por mais três meses.

A medida, publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira, 5, visa a apoiar as forças locais na preservação da ordem pública e na proteção das pessoas e do patrimônio.

“O contingente a ser disponibilizado obedecerá ao planejamento definido pela Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública, da Secretaria Nacional de Segurança Pública”, especifica a publicação.

As equipes da Força Nacional atuam no Rio de Janeiro desde outubro do ano passado em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal. Elas focam o patrulhamento de rodovias para evitar a circulação de cargas e veículos roubados e coibir o tráfico de drogas e armas.

Homens serão enviados para combate a incêndios florestais

O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, também assinou uma portaria que autoriza o envio de homens para combater incêndios florestais em cinco municípios do Amazonas: Humaitá, Apuí, Boca do Acre, Lábrea e Manicoré.

De acordo com dados do Estado, há 409 focos de calor na região, aumento de 129,78% em relação ao ano passado. Em áreas prioritárias, foram 202 ocorrências. Os dados são de janeiro até o último domingo, 2.

Leia mais

Ao longo do ano, janeiro foi o mês que teve o maior número de focos de incêndio. Foram 160, ao todo. Em comparação a 2023, o número representa alta de 321%.

A Força Nacional, criada em 2004, é composta de policiais militares, bombeiros militares, policiais civis e peritos. No entanto, ela não faz parte das Forças Armadas e só pode ser enviada mediante solicitação de governadores ou ministros.

Via Revista Oeste

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile