Início Destaque Lula exonera ministros para participarem de eleições no Congresso

Lula exonera ministros para participarem de eleições no Congresso

0

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) exonerou dez ministros para que eles voltem a seus mandatos no Congresso e participem das eleições para as presidências da Câmara e do Senado, que acontecem neste sábado, 1º. Todos devem retornar ao governo na próxima semana.

A saída temporária de ministros com mandatos parlamentares é uma prática recorrente às vésperas das votações que escolhem os presidentes das duas Casas do Congresso, realizadas a cada dois anos.

A participação desses ministros na eleição serve como um gesto de apoio do governo aos prováveis vencedores — neste ano, Davi Alcolumbre (União-AP) no Senado e Hugo Motta (Republicanos-PB) na Câmara.

Veja quais ministros de Lula foram exonerados

Lula assinou as exonerações de Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Juscelino Filho (Comunicações), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário), André Fufuca (Esporte), Sílvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), Luiz Marinho (Trabalho) e Celso Sabino (Turismo), que reassumem suas cadeiras na Câmara.

Para retornar ao Senado, deixam temporariamente seus cargos os ministros Carlos Fávaro (Agricultura), Wellington Dias (Desenvolvimento Social) e Camilo Santana (Educação).

O ministro Renan Filho (Transportes), que também é senador licenciado, ainda pode ser exonerado nesta sexta-feira, 31. Já as ministras Marina Silva (Meio Ambiente) e Sônia Guajajara (Povos Indígenas) não confirmaram se vão reassumir seus mandatos na Câmara para participar da votação.

Via Revista Oeste

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile