O local da queda do avião bimotor da VoePass, em Vinhedo (SP), foi liberado para as atividades de perícia por parte do Centro de Investigações e Prevenção a Acidentes (Cenipa) e da Polícia Técnico-Científica de São Paulo no fim da tarde desta sexta-feira, 9.
A aeronave da Voepass Linhas Aéreas saiu de Cascavel (PR) com destino a Guarulhos (SP). De acordo com a companhia, 62 pessoas estavam a bordo, sendo quatro delas tripulantes. A Prefeitura de Vinhedo confirmou hoje que não houve sobreviventes.
Bombeiros contiveram as chamas do avião bimotor que caiu em Vinhedo (SP), nesta sexta-feira, 9. pic.twitter.com/kzf5Ax8YRN
— Revista Oeste (@revistaoeste) August 9, 2024
Equipes do Corpo de Bombeiros estavam apagando as chamas no local. Agora, os militares prestarão auxílio nos trabalhos de resgate e identificação dos mortos, que ocorrerão de forma concomitante à perícia.
De acordo com o Governo de São Paulo, os corpos serão encaminhados a unidade central do Instituto Médico Legal (IML) da capital paulista, que reforçou as equipes para o atendimento. O local conta com mais de 20 médicos, além de equipes de odontologia legal, antropologia e radiologia. Da Capital, estão sendo enviadas cinco equipes de recolha de corpos.
Vídeos mostram queda de avião em Vinhedo (SP)
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento em que um avião bimotor cai, no bairro Capela, em Vinhedo (SP), na tarde desta sexta-feira, 9. Havia 58 passageiros a bordo e quatro tripulantes. Não há sobreviventes.
A aeronave caiu quase 4 mil metros em apenas um minuto. O acidente ocorreu na tarde desta sexta-feira.
As informações são da plataforma de monitoramento Flightradar. Nos momentos finais do voo, o avião fez uma curva brusca e despencou, no bairro Capela, em Vinhedo, interior de São Paulo. O voo havia decolado de Cascavel (PR) às 11h56 e deveria pousar no Aeroporto de Guarulhos (SP) às 13h50.
A aeronave subiu até 5 mil metros de altitude às 12h23 e manteve essa altura até as 13h21, quando começou a perder altitude rapidamente. Nesse instante, a aeronave fez uma curva brusca.
We are following reports of a crash of a VoePass ATR 72 near São Paulo, Brazil. We are currently processing granular data from this flight. https://t.co/1MwrzhJ0gU pic.twitter.com/ozBx2sL5lZ
— Flightradar24 (@flightradar24) August 9, 2024
Às 13h22, um minuto depois do início da descida, a altitude registrada era de 1.250 metros, indicando uma queda de cerca de 4
A Polícia Militar informou que foi acionada às 13h28 para atender à ocorrência na Rua João Edueta, próxima à Rodovia Miguel Melhado de Campos (SP-324).
O avião atingiu em cheio uma das casas da região.