Início Viagem & Gastronomia Lisboa e Madri devem ser ligadas em 3 horas por trem de...

Lisboa e Madri devem ser ligadas em 3 horas por trem de alta velocidade

0

O governo de Portugal anunciou a decisão de antecipar a ligação ferroviária de alta velocidade entre Lisboa e Madri. Com esforços conjuntos de Portugal e Espanha, a conclusão da linha está prevista para daqui a 10 anos, em 2034.

Quando pronta, a ligação direta entre as duas capitais poderá ser realizada em três horas. O trem de alta velocidade também diminuirá o tempo de viagem entre Porto e Lisboa para 1h15.

Segundo o governo português, a decisão de acelerar a construção “reside na necessidade de descarbonização dos transportes, na transferência para modos de transporte energeticamente mais eficientes, no desenvolvimento econômico e na coesão territorial e social.”

Com isso, a nova linha deverá ser uma forte alternativa ao transporte aéreo. Atualmente são cerca de 40 voos diários entre Lisboa e Madri e 20 entre Lisboa e Porto.

O anúncio foi feito em maio durante o Conselho de Ministros de Portugal.

Viagens mais rápidas

A ligação de alta velocidade terá total complementaridade com a rede ferroviária convencional de Portugal e com a rede ferroviária espanhola junto à fronteira.

Alguns trechos entre cidades dentro dos dois países já estão sendo construídos, como as ligações entre Évora e Elvas, em Portugal, prevista para entrar em operação em 2025, e Placencia e Talayuela, na Espanha.

Até 2027, o governo português prevê que o tempo de percurso direto entre Lisboa e Madri seja reduzido para seis horas. Quando o percurso estiver totalmente operacional serão três horas. Hoje um dos trajetos ferroviários mais rápidos entre as duas capitais pode levar cerca de nove horas e envolve duas trocas de trem.

Dentro de Portugal, o percurso de Lisboa a Elvas, cidade no Alentejo próxima à fronteira com a Espanha, será realizado em duas horas em 2025 e em uma hora em 2034.

Novo aeroporto de Lisboa

Em Lisboa, Aeroporto Humberto Delgado deverá ser substituído pelo Aeroporto Luís Camões / Gustavo H. Braga/Flickr

Entre as decisões do Conselho de Ministros, o local e o nome do novo aeroporto de Lisboa também foram anunciados.

O Aeroporto Luís de Camões deverá substituir o atual Aeroporto Humberto Delgado e ficará em Alcochete, do outro lado do Rio Tejo, a cerca de 40 km de Lisboa.

Por enquanto, o modelo da construção terá duas pistas, com a primeira prevista para ser construída em 2030 e a segunda no ano seguinte. Há possibilidade de expansão para até quatro pistas e tráfego de passageiros estimado em mais de 100 milhões em 2050.

Via CNN

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile