Os fãs das trilhas mais ousadas podem ganhar uma nova ferramenta para pilotar em terrenos acidentados. Gigante da fabricação de motocicletas, a Kawasaki anunciou a criação de um veículo com os mesmos princípios de mobilidade de um cavalo: um robô quadrúpede.
A Kawasaki apresentou o projeto do cavalo robô na Expo Osaka-Kansai 2025, no Japão, seu país de origem. A empresa deu ao modelo o nome de Corleo, que aparece em um vídeo institucional ilustrativo.
Os motores do cavalo robô
De acordo com a montadora, o Corleo contará com um motor de 150 cc. A energia virá do hidrogênio, que será distribuída para motores instalados em cada uma das quatro patas.
A distribuição das partes é organizada em unidades traseiras e dianteiras independentes.
Nas extremidades, cascos de borracha antiderrapantes, com uma fenda — como os do animal que inspirou a máquina. Contudo, não há rabo nem pescoço, apesar de a dianteira ter traços com um design que transita entre uma moto do tipo Ninja — sucesso da marca — e a cabeça de um animal.
Por se mover com quatro patas mecânicas, o robô deve ter estabilidade apropriada para todos os tipos de terreno. Além disso, contará com equipamentos de navegação, que indicarão rota, posição e autonomia disponível.
A marca também promete uma função curiosa: o robô será capaz de projetar marcadores digitais na superfície da estrada à noite, para orientar o caminho — a ferramenta lembra a visão noturna dos cavalos reais.