A Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi) realizou, na noite desta quinta-feira (27), a posse solene dos novos vogais para o quadriênio 2025/2029. O evento foi realizado no Sesc Cajuína, na zona Leste de Teresina, e contou com a presença do Secretário da Fazenda, Emílio Júnior, representando o governador Rafael Fonteles, além do Presidente da Fecomércio, Valdecir Cavalcante, e secretários estaduais.
A nomeação do colegiado marcou o início de uma nova etapa na Jucepi. O papel de um vogal é fundamental na gestão e na tomada de decisões dentro da Junta. Os profissionais possuem diversas responsabilidades administrativas, como participação nas reuniões e deliberações; análise de documentos e processos; e decisões estratégicas e normativas.
A presidente Alzenir Porto destacou a importância do novo colegiado dentro da instituição.
“É extremamente importante para a Junta Comercial contar com este colegiado, pois quando se trata de empresas e da complexidade dos processos, recorremos a eles. Esse conjunto de instituições, formado por profissionais competentes e cheios de sabedoria, é essencial. Os vogais que estão compondo o novo colegiado possuem uma imensa experiência e irão contribuir ao longo desses quatro anos”, frisou Alzenir Porto.
DEPOIMENTOS
Na ocasião, o secretário da Fazenda, Emílio Junior, destacou a eficiência na gestão do governador Rafael Fonteles, que sempre busca priorizar o setor empresarial e pontuou a importância do colegiado de vogais neste cenário.
“O governador tem se empenhado para fazer com que o estado do Piauí se torne cada vez mais um elo de primeiro nível, uma referência no Brasil. E é com esse foco que o governo busca apoiar a gestão na desburocratização das empresas. O Conselho de Vogais tem a função de ser um parceiro nas políticas públicas “, declarou o secretário.
O presidente do sistema Fecomércio, Valdeci Cavalcante, parabenizou a gestão da presidente Alzenir Porto à frente da Jucepi, ressaltando o trabalho da Junta em desburocratizar os processos de abertura e licenciamento de empresas, o que faz o órgão hoje ser referência nacional.
“É uma grande vitória para o segmento empresarial como um todo. Hoje, a Dra. Alzenir realiza o melhor trabalho em Junta Comercial no Brasil. Ela é uma figura respeitada e com grande prestígio. Estamos muito felizes, pois agora é possível obter qualquer certidão ou contrato em questão de uma a duas horas, tudo feito eletronicamente”, afirmou Valdeci Cavalcante.
Representando todos os vogais, Ivanovick Feitosa frisou sobre a eficiência dos serviços prestados pela Junta. “A Jucepi tem desenvolvido diversas iniciativas e projetos para fomentar o empreendedorismo e a formalização de negócios, em parceria com outros órgãos do Governo e com entidades responsáveis pelo licenciamento, além dos municípios que integram o Portal Gov.Pi Empresas. Esse portal visa simplificar e agilizar os processos de abertura, alteração e baixa de empresas em nosso estado”, salientou.
A Junta Comercial do Estado do Piauí parabeniza o novo colegiado e se compromete a continuar impulsionando os serviços aos empreendedores, fortalecendo o cenário de negócios do Piauí.