Início Destaque Jaguar Land Rover interrompe envio de carros aos EUA

Jaguar Land Rover interrompe envio de carros aos EUA

0

A montadora britânica Jaguar Land Rover anunciou, neste sábado, 5, a interrupção do envio de veículos para os Estados Unidos em resposta à tarifa de 25% sobre veículos importados, imposta pelo governo Donald Trump. A empresa, que considera o mercado norte-americano crucial, vai revisar as estratégias comerciais diante das mudanças.

“Os EUA são um mercado importante para as marcas de luxo da JLR”, declarou a Jaguar Land Rover em nota oficial.

A companhia já implementou medidas imediatas, como a interrupção dos embarques neste mês de abril, enquanto desenvolve planos de médio e longo prazo.

Especialistas afirma que as novas tarifas podem impactar severamente a indústria automotiva britânica. Este cenário surge em um momento de desafios para as montadoras do Reino Unido, que enfrentam a queda na demanda interna e a necessidade de modernização para veículos elétricos.

Jaguar Land Rover e montadoras enfrentam crise

Mike Hawes, presidente executivo da Sociedade de Fabricantes e Comerciantes de Automóveis do Reino Unido (SMMT), destacou que “a indústria já está enfrentando vários ventos contrários e este anúncio chega no pior momento possível”.

Em 2024, a produção de veículos no Reino Unido teve uma queda de 13,9%. Mais de 77% dos automóveis produzidos no país foram exportados. Os carros são o principal produto exportado do Reino Unido para os EUA.

Os embarques totalizam US$ 10,7 bilhões em 12 meses, até setembro de 2024. As montadoras britânicas buscaram mitigar as tarifas de Trump ao aumentar as exportações para os EUA em 38,5% em dezembro, 12,4% em janeiro e 34,6% em fevereiro, conforme dados da SMMT. Com a medida, as concessionárias conseguiram garantir um estoque de veículos maior no território norte-americano antes da implantação das tarifas.

Via Revista Oeste

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile